Sábado – Pense por si

Londres: as mansões dos amigos do presidente russo

Sónia Bento
Sónia Bento 17 de abril de 2016 às 15:40

Um grupo de opositores ao regime russo criou um passeio pelos palacetes e apartamentos de luxo em Londres que os magnatas amigos de Putin terão comprado à custa da corrupção. Chamam-lhe o "tour da cleptocracia"

À entrada do autocarro turístico há um homem de cartão, em tamanho natural, a dar as boas-vindas. Lá dentro, os passageiros recebem um tabuleiro de Monopólio preenchido com nomes de oligarcas russos e fotos das suas casas - um deles é Roman Abramovich, que em 2009 comprou uma das mais imponentes mansões londrinas, por 160 milhões de euros, em Kensington Park Gardens. O guia pega no microfone e anuncia: "Bem-vindos ao tour da cleptocracia."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.