Sábado – Pense por si

“Desperdício de dinheiro”: figuras públicas criticam ida ao espaço de Katy Perry

Gabriela Ângelo 16 de abril de 2025 às 22:05
As mais lidas

As atrizes Olivia Wilde e Daniela Melchior, assim como a modelo Emily Ratajkowski são algumas das mulheres que criticaram a viagem ao espaço.

A viagem da Blue Origin ao espaço com uma tripulação feminina composta por celebridades tem suscitado alguma cobertura mediática, mas nem toda a gente ficou impressionada. A viagem contou com personalidades como a cantora Katy Perry, Lauren Sanchez - a mulher do dono da empresa espacial, Jeff Bezos - e a apresentadora norte-americana Gayle King. 

viagem espaço
viagem espaço Blue Origin via AP

Uma das primeiras pessoas a partilhar a sua opinião foi a modelo, escritora e personalidade da internet, Emily Ratajkowski, através de uma publicação no Tik Tok. No vídeo disse ter ficado "enojada" com a viagem, criticando as tripulantes que disseram que era preciso salvaguardar a "Terra Mãe". "Dizes que te preocupas com a Terra, [pedes] que se trate da Terra, mas depois vais subir numa nave espacial construída e paga por uma empresa que está a destruir o planeta", argumentou a modelo. "Olha para o estado em que o mundo está, pensa nos recursos que foram necessários para meter aquelas mulheres no espaço, e para quê?", concluiu. 

Foram ainda criados memes e o momento em que Katy Perry saiu da nave e beijou a terra ficou viral, até a cadeia de fast food norte-americana Wendy's se juntou. Numa publicação do X em resposta à fotografia da cantora, a empresa escreveu "beijei o chão e gostei", fazendo referência à música de Perry "I Kissed a Girl" onde diz que beijou uma mulher e que gostou. 

Em Hollywood as respostas foram variadas. A atriz e realizadora norte-americana Olivia Wilde também partilhou um meme através das suas redes sociais com a descrição "mil milhões de dólares resultaram em bons memes". A comediante Amy Schumer também gozou com a situação com um vídeo sarcástico onde anunciou que tinha recebido um convite de última hora para se juntar à missão. 

A atriz Olivia Munn criticou a viagem, questionando os seus motivos. "Sei que provavelmente isto não é uma coisa fixe de se dizer, mas há tantas outras coisas que são importantes para o mundo neste momento", disse Munn durante uma entrevista no programa Today with Jenna and Friends, o programa da filha do antigo presidente norte-americano George W Bush, Jenna Bush. 

"Sei que isto é provavelmente desagradável", continuou, "mas é tanto dinheiro para ir ao espaço e há muitas pessoas que nem conseguem comprar ovos", referindo-se ao aumento dos preços dos ovos nos Estados Unidos resultante do aumento da gripe aviária.

Em Portugal, a atriz Daniela Melchior também defendeu que era "vergonhoso ver este desperdício de dinheiro, recursos e poluição" só para enviar mulheres para o espaço, vendendo a ideia de que seria para "empoderamento feminino". A jovem de 28 anos acredita que o dinheiro gasto na missão poderia ter sido utilizado para financiar projetos ou causas que apoiam "grupos marginalizados, mães solteiras, saúde mental, crianças em acolhimento, educação pública ou saúde das mulheres". 

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.