Sábado – Pense por si

Das desculpas ao apoio: as reações à doença de Kate Middleton

Princesa de Gales revelou estar a ser tratada a um cancro. Do Reino Unido ao mundo, várias pessoas deixaram mensagens a Kate Middleton e à família.

O anúncio de Kate Middletonsobre o seu diagnóstico com cancro,descoberto após uma cirurgia abdominal, espoletou várias reações no Reino Unido e por todo o mundo, desde familiares a celebridades - e houve até quem pedisse desculpa. 

Chris Jackson/Pool via REUTERS/File Photo

O rei Carlos III, que também está a ser tratado a um cancro e que adiou os seus deveres reais, disse estar em "contacto próximo com a sua amada nora" e "tão orgulhoso de Catherine pela sua coragem em falar como o fez". Tanto Carlos III como a rainha Camilla "vão continuar a dar o seu amor e apoio a toda a família durante esta altura difícil". 

O príncipe Harry também enviou uma mensagem de apoio. "Desejamos saúde e cura a Kate e à família, e esperamos que o consigam com privacidade e em paz", adiantaram o irmão do príncipe William e a sua mulher, Meghan Markle. Desde que o príncipe Harry se mudou para a Califórnia, os dois irmãos afastaram-se. 

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, lamentou o "tratamento injusto" a que a princesa de Gales tem sido sujeita desde janeiro, quando suspendeu os seus deveres reais. "A princesa de Gales tem o amor e apoio de todo o país enquanto continua a recuperar. Ela demonstrou uma tremenda bravura com o seu testemunho hoje. Foi sujeita a um escrutínio intenso e foi tratada de forma injusta por certas secções dos media em todo o mundo e nas redes sociais. Quando se trata de questões de saúde, como a todos, tem que lhe ser dada a privacidade para se focar no seu tratamento e estar com a sua família que a ama."

Blake Lively pediu desculpas depois do anúncio de Kate Middleton. A atriz norte-americana tinha colocado um post no Instagram, a promover a sua marca de bebidas gaseificadas, em que referia a fotografia editada de Kate Middleton com os filhos no Dia da Mãe que acabou retirada por várias agências noticiosas por ter sido editada. "Tenho a certeza que ninguém se importa hoje mas sinto que tenho que reconhecer uma coisa. Fiz um post palerma sobre as 'falhas do Photoshop' e, meu Deus, esse post deixou-me mortificada hoje. Peço desculpa. Envio amor e as melhoras a todos, sempre."

James Middleton, o irmão mais novo de Kate Middleton, apoiou a irmã através das redes sociais com uma fotografia antiga dos dois. "Ao longo dos anos, escalámos muitas montanhas juntos. Como família, vamos escalar mais esta contigo."

A princesa de Gales foi operada ao abdómen em janeiro, e o cancro foi descoberto em análises feitas após essa cirurgia. Agora, está no início de tratamentos de quimioterapia preventiva, revelou no vídeo transmitido esta sexta-feira, 22. Peritos ouvidos pela agência noticiosa Reuters apontam que é difícil determinar quanto tempo é que os tratamentos irão durar, sem saber que tipo de cancro foi encontrado, informação que Kate Middleton decidiu manter privada. "A quimioterapia preventiva depois de uma operação é feita para reduzir o risco de o cancro voltar no futuro - um pouco como limpar o chão com lixívia depois de entornar alguma coisa, a quimioterapia mata quaisquer células cancerígenas à solta", explicou Andrew Beggs, cirurgião colorrectal e professor na Universidade de Birmingham. 

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.