Sábado – Pense por si

Ava é Miss Pérsia e vive no Estoril

Sónia Bento
Sónia Bento 22 de janeiro de 2025 às 23:00

A família trocou o Irão por Portugal para que Ava realizasse o seu sonho: ser cantora. Foi ao The Voice Portugal e concorreu a Miss Pérsia – algo que o regime do seu país nunca permitiria. Venceu e foi à Miss Universo.

Há sete anos Ava Vahneshan e a família decidiram fugir da opressão do Irão e escolheram Portugal para viver. Na altura com 19 anos, ela só queria seguir o seu sonho: ser cantora, já que o regime do seu país não dá permissão às mulheres para cantar nem dançar em público – só podem fazê-lo num coro e mesmo assim não é bem-visto. Sabendo o risco que corria, discretamente, Ava não falhava as suas aulas semanais de canto. “Em Portugal, sou muito mais feliz. Fui bem acolhida, fiz amigos e posso trabalhar como cantora, modelo ou atriz. Só tenho pena que não haja mais oportunidades como noutros países”, diz à SÁBADO num português com um sotaque quase perfeito.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.