Personalidades do mundo da moda recordam Karl Lagerfeld
Manequins, designers de moda, empresários e casas de moda reagiram à morte de Lagerfeld, aos 85 anos.
Várias personalidades ligadas ao mundo da moda lamentaram a morte do diretor criativo da casa ChanelKarl Lagerfeld, hoje aos 85 anos em Paris, que será substituído no cargo pelo seu 'braço direito', Virginie Viard.
Manequins, designers de moda, empresários e casas de moda reagiram, através de mensagens divulgadas nas redes sociais e comunicados, à morte do também diretor criativo da italiana Fendi.
A ex-manequim e cantora Carla Bruni, numa mensagem publicada no Instagram, agradeceu a Karl Lagerfeld por "ter trazido tanta beleza e leveza a este mundo tão pesado, tantas cores neste cinzento, tanta argúcia nos dias monótonos".
"Acho que não quererias muitas lágrimas ou muitas flores, mas farás falta. Todo o mundo, e eu, sentirá a tua falta. DEP [Descansa em Paz]", lê-se na publicação, acompanhada de uma foto de Carla Bruni e Karl Lagerfeld.
Também no Instagram, uma outra 'top model' da década de 1990, Claudia Schiffer, recordou o criador de moda, que era o seu "pó mágico".
"Transformou-me de uma tímida rapariga alemã numa supermodelo. Ensinou-me sobre moda, estilo e sobrevivência na indústria da moda. O que o Warhol era para a arte, ele era para a moda; ele é insubstituível. Ele é a única pessoa que conseguia fazer o preto e branco colorido! Ser-lhe-ei eternamente grata", escreveu Claudia Schiffer na publicação que acompanha uma foto sua com Karl Lagerfeld.
A designer de moda italiana Donatella Versace, também no Instagram, dirigiu uma mensagem a Karl Lagerfeld: "O teu génio tocou as vidas de muitos, especialmente de Gianni [Versace] e minha. Nunca irei esquecer o teu incrível talento e inspiração sem fim. Aprendemos sempre contigo".
O presidente e diretor executivo do grupo LVMH, que detém a Fendi, considerou que se perdeu "um génio criativo, que ajudou a fazer de Paris a capital da moda do mundo e a Fendi uma das mais inovadoras casas italianas" e que "a moda e a cultura perderam uma grande inspiração".
"Devemos-lhe muito: o seu gosto e talento foram os mais excecionais que já conheci", lê-se num comunicado de Bernard Arnault, divulgado no 'site' do grupo LVMH.
A editora da Vogue norte-americana, Anna Wintour, afirmou que o mundo perdeu "um gigante entre os homens". "O Karl era muito mais do que o nosso maior e mais prolífico designer. O seu génio criativo era de cortar a respiração e ser sua amiga era um presente excecional", afirmou, citada pela agência Associated Press.
Karl Otto Lagerfeld nasceu em Hamburgo a 10 de setembro de 1933 e morreu hoje em Paris aos 85 anos.
Atualmente era diretor criativo da casa francesa Chanel e da casa de moda italiana Fendi. Além disso, dirigia também a marca em nome próprio.
Lagerfeld trabalhou praticamente até morrer, supervisionando as suas equipas na criação da coleção de pronto-a-vestir da Fendi para o próximo outono/inverno, que deverá ser apresentada na quinta-feira em Milão.
Em janeiro, não apareceu no final do desfile da coleção de Alta-costura da Chanel, em Paris, algo que aconteceu pela primeira vez desde que assumiu a direção criativa da marca.
Virginie Viard foi escolhida pela casa francesa para substituir o alemão no cargo de diretor criativo.
O presidente da casa Chanel confiou a Virginie Viard a tarefa de continuar "o legado de Gabrielle Chanel e de Karl Lagerfeld", de acordo com a marca francesa num comunicado citado por vários órgãos de comunicação social.
No comunicado, a Chanel, endereça condolências à família de Karl Lagerfeld, saudando a sua "criatividade prolífica" e a sua "infinita imaginação".
"Um homem extraordinariamente criativo, Karl Lagerfeld reinventou os códigos criados por Gabrielle Chanel: o casaco e o fato Chanel, as bolsas acolchoadas, o pequeno vestido preto, os preciosos 'tweed', os sapatos bicolor, as pérolas", refere a marca no comunicado.
Edições do Dia
Boas leituras!