Secções
Entrar

Herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias

18 de outubro de 2019 às 20:38

O rei Filipe VI transmitiu à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma manifestação de protesto.

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma manifestação de protesto.

Felipe VI dirigiu-se à herdeira da Coroa para lhe recordar que a "obrigação" de servir Espanha e os espanhóis deve ser "o maior orgulho e a máxima honra" que possa alcançar e pedir-lhe que atue sempre "com o ânimo de esperança, com coragem e com valentia; crescendo em responsabilidade, em bondade e em exemplaridade".

O rei disse ainda que a princesa herdeira deverá ser "dia a dia uma referência de serviço" para o país e um mundo onde "inevitavelmente" encontrará "desencontros e incertezas".

Na sua intervenção, o primeiro discurso que pronunciou enquanto futuras rainha, a princesa Leonor afirmou que a sua condição de herdeira a "compromete com a entrega e o esforço de servir Espanha e os espanhóis", um desafio que assume com "responsabilidade" e "muita honra".

Leonor de Bourbon interveio pela primeira vez na cerimónia de entrega dos Prémios Princesa de Astúrias no Teatro Campoamor de Oviedo, juntamente com os reis e sua irmã, a infanta Sofia, num momento que considerou "inolvidável".

"Hoje é um dia muito importante na minha vida e que aguardei com muito desejo", afirmou a princesa, que pronunciou a sua primeira alocução com 13 anos, a mesma idade com que se estreou o seu pai, Filipe VI, em 1981, no mesmo local.

No exterior do Teatro, cerca de 500 pessoas, segundo a agência noticiosa Efe, concentraram-se na praça de La Escandalera de Oviedo para rejeitar os Prémios Princesa de Astúrias 2019, um protesto acompanhado por bandeiras e cartazes favoráveis à República e críticas às autoridades e galardoados.

"República Asturiana. Lutando pela soberania" foram algumas das frases inscritas nos cartazes, e enquanto erguiam bandeiras republicanas e independentistas. A poucos metros, outro grupo elogiava a monarquia, com as bandeiras de Espanha.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela