Secções
Entrar

Filho de Joe Biden considerado culpado por mentir sobre uso de drogas

Luana Augusto 11 de junho de 2024 às 17:36

Sentença ainda não é conhecida, mas sabe-se que Hunter Biden poderá enfrentar uma pena de prisão de 15 a 21 meses.

Hunter Biden foi esta terça-feira, 11 de junho, considerado culpado por mentir sobre o uso de drogas para conseguir comprar uma arma ilegalmente. A sentença ainda não é conhecida, mas sabe-se que poderá agora enfrentar uma pena de prisão de 15 a 21 meses, segundo a agência de notícias Reuters, ainda que especialistas acreditem que os réus, de casos semelhantes, recebem geralmente penas mais curtas.

REUTERS/Hannah Beier

Um juiz do tribunal federal de Delaware, nos Estados Unidos, considerou o filho de Joe Biden culpado, nas três acusações que enfrentava. Hunter Biden torna-se assim o primeiro filho de um presidente em exercício nos EUA a ser condenado por um crime, embora este tenha ocorrido a 12 de outubro de 2018 - antes de Joe Biden ter assumido a presidência.

Durante o julgamento, que aconteceu ao longo do mês de junho, em Delaware,foram ouvidas várias testemunhas, incluindo a ex-mulher de Hunter Biden, que relatou em primeira mão a sua crescente dependência de drogas, nas semanas anteriores e posteriores à compra da arma.

A agente do FBI Erika Jensen foi a primeira testemunha de acusação a ser chamada, e a filha de Hunter Biden, Naomi Biden, também prestou depoimento. A 4 de junho, os procuradores apresentaram ainda mensagens, fotografias e registos bancários, que mostravam que o filho de Joe Biden estava mergulhado no vício do crack e que conscientemente infringiu a lei, ao responder "não" num formulário relativo ao uso de drogas. Além disso, estaria envolvido na organização de negócios de drogas.

Hunter Biden chegou a declarar-se inocente, mas o procurador Derek Hines considerou que "as evidências são esmagadoras" e que "o vício não é crime, [mas] mentir é".

O procurador especial dos EUA, David Weiss, nomeado por Trump, foi quem abriu o processo contra Hunter Biden, e esteve, por isso, também presente em tribunal. David Weiss apresentou ainda separadamente acusações fiscais federais contra o filho de Biden, na Califórnia, ao alegar que não pagou 1,4 milhões de dólares (€1,3 milhões) em impostos entre 2016 e 2019, enquanto gastaria alegadamente milhões em drogas, acompanhantes de luxo e carros de luxo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela