Ministra da Energia da Ucrânia demite-se após apelo de Zelensky
Em causa está um escândalo de corrupção numa empresa estatal que supervisionava.
Em causa está um escândalo de corrupção numa empresa estatal que supervisionava.
"Tomámos a decisão de afastar Herman Galushchenko", escreveu a primeira-ministra, Yulia Sviridenko.
Ataques com drones e mísseis russos feriram pelo menos 20 pessoas em Kiev, danificaram edifícios residenciais e provocaram apagões em grande parte da Ucrânia na madrugada de sexta-feira.
Em fevereiro de 2024 terão sido enviadas amostras biológicas de Navalny para laboratórios de dois países que concluíram que o opositor russo "foi morto, ou seja, envenenado".
O ataque noturno envolveu pelo 805 drones e mísseis. Além da capital do país, outras regiões do centro, leste e sul foram atingidas.
Atual ministra da Economia tem 39 anos e caso seja eleita primeira-ministra será a segunda mulher a ocupar este cargo. No seu percurso profissional ficou conhecida por ter liderado as negociações para o acordo dos minerais, assinado com os EUA.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tinha anunciado na segunda-feira que uma delegação ucraniana iria aos Estados Unidos discutir um projeto de acordo de defesa e de um acordo de comércio livre.
Durante a manhã, o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, declarou que o acordo seria assinado nas próximas 24 horas.
O presidente russo diz que está a negociar com os EUA e elogia Trump por olhar para as negociações de paz de forma "lógica" e não "emocional", como os líderes europeus.
O bilionário eleito para um segundo mandato presidencial foi a figura escolhida pela publicação norte-americana. Em destaque o "renascimento político sem paralelo" de Trump. Em 2016, na sua primeira eleição também foi escolhido como pessoa do ano.
A marcha "anti-guerra", convocada pela oposição russa no exílio, liderada por Yulia Navalnaya, viúva de Alexsei Navalny, misturou cores das bandeiras russa e ucraniana e mensagens de diferentes ativistas e associações.
Viúva do opositor russo Navalny criticou o aperto de mão entre o secretário-geral da ONU e o presidente russo. Nações Unidas garantem que Guterres condenou invasão da Ucrânia durante o encontro bilateral.
O Ministério Público russo apresentou uma acusação contra Navalnaya, que vive no estrangeiro, por participar numa associação extremista, pelo que foi declarada procurada.
Prémio será entregue à viúva, Yulia Navanlaya, numa cerimónia marcada para 12 de maio.
Reeleito presidente Vladimir Putin centrou o seu discurso de vitória na ofensiva na Ucrânia, tendo afirmado que a sua principal tarefa será "reforçar a capacidade de defesa e as forças armadas". Pela primeira vez, mencionou a morte de Alexei Navalny.
Os resultados das eleições, que deverão reforçar o poder de Putin, são conhecidos no domingo, depois de 114 milhões de russos serem chamados a votar.