Um psicopata afável
A ambição de identificar uma possível essência individual do mal fascinou naturalmente os psiquiatras que analisaram os detidos nazis de Nuremberga.
A ambição de identificar uma possível essência individual do mal fascinou naturalmente os psiquiatras que analisaram os detidos nazis de Nuremberga.
António Ramalho Eanes, general e Presidente da República, com a sua assinalável sabedoria e enorme bom-senso, disse que essa é uma data que deve ser assinalada e recordada, mas não comemorada.
Em 1933, antes mesmo de ter sido realizada uma qualquer investigação, os nazis culparam os comunistas por esse incêndio.
«Já encontraste alguma coisa de muito terrível, de muito criminoso, de insensato, em que os intelectuais não pensassem e de que não quisessem servir-se para renovar o mundo?»
Por agora, Moscovo até pode aceitar 20% do território ucraniano, desde que a Ucrânia permaneça desarmada. Mas a traição a um eventual acordo está já inscrita no próprio acordo.
As eleições foram ganhas pelo partido Sonho Georgiano, no poder desde 2012 e acusado pelos adversários de tendências conservadoras e autoritárias pró-russas e de querer afastar a Geórgia da UE e da NATO.
Somos, disse ele, pensamentos niilistas, pensamentos suicidas que surgem na cabeça de Deus.
Dois anos após a fundação, o Partido Comunista Português reuniu o seu I Congresso num clima de divisão interna, sanado pela presença de um membro da Internacional Comunista, no Centro Socialista de Lisboa, um local emprestado pelo PS, com quem os comunistas planeavam uma Frente Comum, nunca conseguida.
À última hora, os socialistas lá recuaram na proposta de lei que criminalizava a discriminação e o incitamento ao ódio devido a “convicções políticas e ideológicas”. Mas fê-lo por razões de calendário, não por um abnegado amor à liberdade.
A opinião de João Pereira Coutinho em podcast.
A sua newsletter de segunda-feira.
O eleitorado, que ainda não está propriamente a viver na República de Weimar durante a Grande Depressão, prefere não dar para o peditório dos extremos, sobretudo à direita. Há uma memória histórica que, apesar de tudo, permanece – em Espanha e em Portugal.
Ficções à parte, talvez a explicação seja mais prosaica: era o nosso Costa que ali estava, ao lado do aniversariante Viktor Orbán, provavelmente em campanha eleitoral para um qualquer cargo europeu, na esperança de que a sua presença não fosse detectada pelos holofotes.
Depois do exercício do poder, durante décadas, por defensores do papel público na sociedade nacional, construiu-se em Portugal um verdadeiro “estado social”? Ou só um arremedo do mesmo?
Afastado da família, que o considera suscetível de aderir a teorias da conspiração, Heinrich XIII foi detido na quarta-feira e acredita-se que fosse o líder que iria governar a Alemanha em caso de sucesso do golpe de Estado.
O confinamento serviu como teste de Rorschach às relações: sentirmo-nos, em simultâneo, confortados pelas rotinas domésticas e presos às infindáveis repetições; ou acharmos que conhecemos demasiado bem o outro e, afinal, não o conhecermos de todo.