Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

Os objetos que retratam a ditadura

Duas gerações de portugueses viveram sob um regime ditatorial, criado por Salazar, que marcou todos os aspetos da vida no País. A jornalista Fernanda Cachão leva-nos numa viagem ao tempo em que vivíamos com senhas de racionamento, Hitler era um amigo, a PIDE perseguia e os informadores denunciavam tudo.

Ana Taborda

As aventuras dos mais de dois mil Burnay

Chegaram a Portugal de barco, com um herdeiro clandestino a bordo. Um deles, feito conde por um rei, foi o homem mais rico do País, dono de palácios, de bancos e da Carris. Casaram com Roquettes e Mello Breyners, sobreviveram a cenas de pancadaria e a um assassinato. São, hoje, perto de três mil, mas a fortuna original desapareceu.

Este é um dos melhores destinos de férias de Portugal. Concorda?

Da cultura à riqueza gastronómica, passando pelas paisagens naturais de tirar o fôlego… há um destino em Portugal perfeito para adultos e crianças. Fácil de chegar, é ideal para visitar durante todo o ano. Faça-se à estrada e crie memórias para a vida.

Alexandre R. Malhado

O “queque” e o “beto” em negação

António Costa chamou os deputados da IL de “queques que guincham”. E acrescentou: “’tá a ver”? A história dos termos pejorativos fidalgos remonta à queda de Salazar da cadeira.

Marco Alves

Os negócios do Estado Novo com os nazis

Durante a II Guerra Mundial, Salazar negociou tudo o que podia, não só com o velho aliado inglês, mas também com Hitler. E nas grandes cidades do País, grandes e pequenas empresas fizeram o mesmo, incluindo como testas de ferro dos beligerantes.

SÁBADO

Governo assina num só dia 14 contratos de exploração de minerais

Acordos com empresas privadas para o desenvolvimento de vários projectos mineiros incluem a exploração de lítio em Argemela, na Covilhã, a concessão de volfrâmio na Borralha, em Montalegre, e a exploração de cobre, chumbo e zinco na Lagoa Salgada, em Grândola.

Margarida Davim

Ritinha. A ilustre desconhecida mulher de Marcelo

Criada no seio da elite do Estado Novo, herdeira de uma fortuna milionária, académica brilhante, profissional dedicada, figura discreta. Este é o retrato da mulher que vive há décadas uma história de amor com Marcelo Rebelo de Sousa, mas que não quis ser primeira-dama.

Humano ou natural: qual o melhor capital? 

Há poucas dúvidas sobre o impacto positivo da educação para o crescimento económico e o desenvolvimento social. O "capital humano" revela-se muito mais importante para o desenvolvimento dos países do que a abundância de recursos naturais.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30