Sábado – Pense por si

Diego, voluntário português, perto da frente de guerra na Ucrânia
Alfredo Leite, em Kherson

Na linha da frente da Ucrânia fala-se português

O apartamento de Diego, a 15 km da frente de guerra, é básico: o “roupeiro” é uma mochila e a “despensa” onde guarda latas de conserva e outros mantimentos é uma caixa de morteiros.

Sónia Bento

Caçar lobos vai ser possível?

Sim, em Espanha acontece. Mas Portugal vai reforçar a conservação deste predador que é perseguido e não encontra comida suficiente.

caderno de significados

Inimigos do povo

A casta cai em cima dos escrutinadores judiciais e André Ventura coloca os jornalistas no pau do estendal. A ideia de lhes chamar “inimigos do povo” não é apenas uma idiotice. São palavras criminosas que visam a censura e a estigmatização pública do jornalismo e dos jornalistas, como se vê em cada noite eleitoral.

A lagartixa e o jacaré

As famílias

Todo o mundo, a começar pela China, começou a ver o vidro partir e mesmo que não faça nada de muito especial para agravar as fissuras, participa de um sentimento geral de insegurança e risco que é em si mesmo muito perigoso.

Ricardo Santos

Tailândia: um destino muito especial

Após dois anos de pandemia, o turismo internacional está de regresso à Tailândia. Há novas regras, mais motivos de interesse, uma aposta no bem-estar, menos gente e o mesmo exotismo de sempre. Fomos ao Sudeste Asiático para lhe poder contar tudo. Para ler aqui e na SÁBADO Viajante de Verão, já nas bancas.

Ao redor...

E você, quem mataria?

A coesão harmoniosa (estado em que os princípios humanitários são os prioritários e existe equidade na valorização de cada pessoa) é o caminho para nos aproximarmos de países, instituições transnacionais e de um Mundo mais protegido dessa imprevisibilidade, do experimentalismo e de posições e decisões salvíficas.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.