Sábado – Pense por si

Ventos de Oeste

Por uma União Europeia federal (31)

Não é correcto afirmar que o "25 de Abril" pertence à Esquerda porque gente de Direita participou activamente nesse golpe militar. Já no que respeita ao "Primeiro 1º de Maio", aí a conversa é outra, mas é curioso notar que, logo nesse dia 1 de maio de 1974, se começaram a manifestar, de forma muito intensa, as profundas divisões entre as esquerdas, que se perpetuam até hoje e que o acordo da geringonça não eliminou.

Ventos de Oeste

Por uma União Europeia Federal (30)

Olhem para os exemplos que nos chegam da Hungria, da Polónia e também dos Estados dos EUA que são dirigidos por Republicanos. O que me leva a perguntar: mas que diabo anda a fazer a esquerda à esquerda do PS? Será que continuam a achar que promover ou apoiar manifestações de rua e ser "partidos de protesto" é e vai ser suficiente? Pobres de nós.

Ventos de Oeste

Por uma União Europeia Federal (29)

Confesso que não é fácil  oferecer a outra face a quem nos agride e amar aqueles que nos insultam e escarnecem - e, no final, até matam, usando para tanto um meio tão horrivelmente doloroso como é a crucificação. Eu não o consigo fazer e essa foi uma das razões pelas quais deixei de ser católico.

Ventos de Oeste

Por uma União Europeia federal (25)

É para mim verdadeiramente vergonhoso que os países ocidentais em geral e os Estados Membros da União Europeia em particular tenham uma tão fraca memória quanto ao que a coligação russo-turca, que apoia e sustenta o governo sírio (outra ditadura sanguinária), sob pretexto de combater o DAESH/ISIS, fez aos curdos que vivem na Síria.

Ventos de Oeste

Por uma União Europeia federal (23)

Acontece, porém, que, ao contrário dos amantes da guerra (warmongers), eu quero a paz, sendo que, todavia, não quero a paz dos cemitérios ou a da cedência aos desígnios e aos interesses dos intolerantes, dos prepotentes, dos especuladores e dos fautores da guerra.

Ventos de Oeste

Por uma União Europeia federal (22)

Muito gostaria eu, que sou assumidamente uma pessoa de esquerda (de uma das várias esquerdas), que todas as pessoas de esquerda, ao agir (e a pensar) tivessem sempre presente esse valor ético corporizado nessa palavra em língua inglesa - decency. Mas isso está bem longe de constituir uma prática habitual e quotidiana.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente