Sábado – Pense por si

Eurico Reis
Eurico Reis Juiz Desembargador Jubilado
26 de fevereiro de 2023 às 10:00

Por uma União Europeia federal (23)

Acontece, porém, que, ao contrário dos amantes da guerra (warmongers), eu quero a paz, sendo que, todavia, não quero a paz dos cemitérios ou a da cedência aos desígnios e aos interesses dos intolerantes, dos prepotentes, dos especuladores e dos fautores da guerra.

Passado que está um ano desde o dia em que as tropas da Federação Russa, a mando do déspota Vladimir Putin e dos seus capangas, invadiram a Ucrânia, o que para alguns (especuladores e fabricantes de armamento) é motivo de comemoração, gostaria de começar por afirmar que não sou e nunca fui um pacifista. Também eu, como outros, acredito nas virtudes do princípio exposto pela primeira vez por Publius Flavius Vegetius Renatus, cidadão romano que viveu no século IV depois de Cristo e que, apesar de escrever sobre essas matérias, não se identificava como militar, a saber: si vis pacem para bellum.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres