
Novo sismo faz pelo menos três mortos na Turquia
O terramoto de magnitude 6,4 atingiu o sul da Turquia e também foi sentido na Síria.
O terramoto de magnitude 6,4 atingiu o sul da Turquia e também foi sentido na Síria.
De acordo com as farmacêuticas Pfizer e BioNTech, a vacina mostrou ser segura e bem tolerada pelas crianças.
A BioNTech informou que obteve um lucro operacional de 10.584,1 milhões nos primeiros três trimestres, em comparação com perdas de 326,6 milhões no mesmo período do ano passado.
Britânicos vão poder receber uma terceira dose da vacina, numa tentativa do Reino Unido erradicar a doença até ao Natal. País está ainda a estudar vacinas vacinas especificamente modificadas para atacar novas variantes.
Co-fundador da BioNTech avança ainda que está a ser preparada uma nova versão da vacina contra a covid-19, capaz de ser conservada durante 6 meses a temperaturas entre os 2° e 8°C.
Ugur Sahin, o imunologista que ajudou a criar a vacina da Pfizer, explicou que a imunidade diminui ao longo dos meses e é necessária uma dose adicional para reativar a vacina, seis meses a um ano após a segunda dose. Especialista aponta ainda que a Europa pode alcançar imunidade de grupo à covid-19 em julho ou agosto.
Ozlem Tureci afirmou em entrevista que a tecnologia de mRNA utilizada nas vacinas da covid-19 estava a ser investigada há duas décadas, para ajudar o sistema imunitário a combater tumores.
As novas regras de armazenamento podem facilitar significativamente a distribuição da vacina contra o novo coronavírus.
Alemanha, Dinamarca e Reino Unido querem vacinar já mais pessoas com uma primeira dose. Farmacêuticas apostam no aumento de produção.
Arranque da vacinação tem sido alvo de críticas na Europa, nomeadamente em França, com a lentidão do processo, e na Alemanha, onde os médicos lamentam que o pessoal hospitalar não seja prioritário devido à falta de doses em número suficiente.
O diretor da BioNTech atribuiu a escassez atual em parte à política de compras da UE, considerando que o processo foi mais lento do que em outras partes do mundo.
"Somos tecnicamente capazes de entregar uma nova vacina em seis semanas", disse o cientista e empresário Ugur Sahin, do laboratório alemão BioNTech.
Depois de aprovarem a candidata da Pfizer e da BioNTech, os Estados Unidos estão a considerar uma segunda vacina desenvolvida pela farmacêutica Moderna.
Licença de emergência é temporária e pode ser revogada ou modificada se surgirem novos dados sobre eficácia ou segurança.
As vacinas da Pfizer e Moderna revelaram ter eficácias de 95%. Febre, cansaço, dores musculares são alguns dos seus efeitos secundários, mas até são sinal de que a vacina resulta.
Ugur Sahin, um dos fundadores da BioNTech, antecipa que o impacto da vacina vai começar a fazer sentir-se no verão. Parceiro da Pfizer naquela que é uma das vacinas mais promissoras acredita também que casos vão começar a cair drasticamente com a vacinação.