Sábado – Pense por si

Tomar as vacinas da covid-19 é desgastante, mas não é perigoso

Diogo Camilo
Diogo Camilo 19 de novembro de 2020 às 13:01

As vacinas da Pfizer e Moderna revelaram ter eficácias de 95% e já preveem o regresso à normalidade para o fim de 2021. Febre, cansaço, dores musculares são alguns dos seus efeitos secundários, mas até são sinal de que a vacina resulta e está a gerar resposta do sistema imunitário.

Esta foi uma semana de boas notícias na busca de uma cura para a covid-19: a Moderna anunciou que a sua vacina tinha uma eficácia de 94,5% na segunda-feira e, um dia depois, a Pfizer anunciou uma eficácia de 95% na sua última fase de testes. Governos já negoceiam a autorização da vacina para o final deste mês, Portugal quer começar a distribuir a cura já em janeiro e um dos criadores promete um regresso à normalidade para o fim de 2021. As duas vacinas usam a mesma tecnologia, o mRNA, e nenhuma manifestou até agora efeitos secundários graves, mas podem ser desgastantes para quem as toma.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.