Rússia devolve corpos de mil soldados ucranianos
Moscovo e Kiev trocaram 185 prisioneiros de guerra de cada lado no início de outubro.
Moscovo e Kiev trocaram 185 prisioneiros de guerra de cada lado no início de outubro.
Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?
Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.
A Ucrânia quer discutir também a “resiliência energética” do país.
Ataques com drones e mísseis russos feriram pelo menos 20 pessoas em Kiev, danificaram edifícios residenciais e provocaram apagões em grande parte da Ucrânia na madrugada de sexta-feira.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Putin está, ou não, a pensar em atacar a Europa? Uma análise às palavras do agressor na Ucrânia oferece-nos diferentes interpretações, obviamente contraditórias. É nisso que o ditador russo é bom: na arte da "negação plausível". O nevoeiro do medo é, por si só, uma vitória de Moscovo sobre a Europa. Novo dado que não estava no guião: e se Putin está mesmo inseguro sobre as reais intenções de Donald Trump?
Na madrugada de domingo, a Rússia lançou o maior ataque, desde o início da invasão militar à Ucrânia, contra a região de Lviv, que faz fronteira com a Polónia.
Cerca de 50.000 consumidores na Ucrânia ficaram sem energia.
Após várias incursões russas nos céus europeus Bruxelas propôs aos 27 países da UE a implementação de um "muro" antidrones.
O Comité Paralímpico Internacional decidiu hoje levantar a suspensão parcial da Rússia e da Bielorrússia e reintegrar os dois países como membros de pleno direito.
A pequena ex-república soviética é um dos principais alvos das tentativas de reconquista de influência da Rússia e vai a votos no domingo.
Episódio ocorreu na noite de domingo para segunda-feira.
Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas, esta quarta-feira, num ataque de drones ucranianos em Novorossiysk, no sul da Rússia.
A subida de patamar da agressão de Putin na Ucrânia já estava a ser difícil de ignorar. As violações do espaço aéreo NATO foram o sinal para um despertar que deveríamos ter sido nós, europeus, a antecipar. Putin anotou, Trump assobiou para o lado
Militares recorrem à tecnologia para auxiliar no conflito que decorre na Ucrânia.