Sábado – Pense por si

Luana Augusto

Arqueólogos descobrem cidade com 3.500 anos no Peru

Investigadores conseguiram encontrar 18 estruturas, nomeadamente templos e complexos residenciais. Em alguns edifícios foram até descobertos objetos cerimoniais, esculturas de barro de figuras humanas e animais, e colares feitos de conchas.

João Pombeiro

Manias de São Francisco

Partimos de Lisboa para a cidade mais liberal dos EUA. O resultado é um GPS pessoal que passa por Dolores Park, North Beach, a Chinatown mais antiga da América do Norte, táxis não tripulados, a clássica Pão de Forma e cervejas mexicanas. São Francisco molda-se às manias de quem a visita.

Ana Taborda

O poder dos evangélicos em Portugal

São a maior minoria religiosa em Portugal e os números mostram que estão a crescer. Em várias frentes: dentro da Aliança Evangélica Portuguesa, que recusa ligações políticas, mas também entre as igrejas que chegaram do Brasil, uma delas fundada por um pastor que organizou uma manifestação a favor de Bolsonaro.

Culto, política e o dízimo

Uma ameaça de bomba, conversas por Zoom para a Sérvia, e centenas de quilómetros de estrada na mesma semana. Haja fé: mostramos-lhe como funciona, como cresce e o que querem as Igrejas Evangélicas em expansão acelerada em Portugal.

Francisco José Viegas

Memórias de Xangai

Queríamos passar o fim de ano no Bund de Xangai, zona do velho porto diante do rio Huangpu, onde cabe um milhão de pessoas.

António José Vilela

O pacto secreto dos três maçons e a corrupção na câmara

Um acordo criminoso não cumprido na venda de um terreno público que iria defraudar o Estado. Uma autarca endividada por empréstimos pessoais e que tomava decisões após consultar uma “conselheira espiritual”. O dinheiro encontrado num cofre e em envelopes. E o alegado pacto do deputado do PS com os dois amigos que tinham feito juras de fidelidade nos templos da maçonaria.

Ricardo Santos

Extremadura: conhecer a vizinhança

Pueblos de Luz e Tesoros Ocultos são duas novidades na oferta turística da Extremadura espanhola. Fomos perceber o que são e voltámos com a bagagem repleta de história, de surpresas e já a querer voltar a cruzar a fronteira.

Verdades

A guerra entre um estado que se defende de uma organização terrorista merece-lhes cordões solidários em prol dos palestinianos. É este tipo de gente que alimenta a desgraça palestiniana e guia à luz apagada: a Autoridade Palestiniana (ainda) infelizmente não conseguiu ter um estado por culpa própria e pelas palminhas de uma esquerda clone do totalitarismo.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente