Papa Leão XIV reza no túmulo do Papa Francisco em Roma
O Papa Leão XIV rezou no túmulo do Papa Francisco, na noite de segunda-feira, um dia após festividades em memória do seu antecessor.
O Papa Leão XIV rezou no túmulo do Papa Francisco, na noite de segunda-feira, um dia após festividades em memória do seu antecessor.
Há 20 anos que a arqueóloga Kathleen Martinez procura o último descanso de Cleópatra. Está cada vez mais perto de saber como foram os últimos dias da poderosa rainha e as pistas levam-na ao fundo do Mar Mediterrâneo.
A Basílica de Santa Maria Maior abriu hoje pela primeira ao público depois de, no sábado, Francisco ter ali sido sepultado numa cerimónia privada após a missa exequial, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Foi também divulgado o testamento de Francisco, pronto desde 2022, onde pede: "O túmulo deve estar na terra, simples, sem decoração e com uma única inscrição: Franciscus".
Bakhshi revelou que os 32 detidos são "todos os envolvidos" no duplo atentado suicida perto do túmulo de Qasem Soleimani, comandante de uma força de elite da Guarda Revolucionária que morreu em 2020 num ataque aéreo dos Estados Unidos no Iraque.
Autoridades iranianas falam ainda em 170 feridos e dizem que explosões foram resultado de um "ataque terrorista" a uma peregrinação ao túmulo do general Soleimani.
O corpo estava acompanhado por selos e oferendas sagradas que indicam a presença de antigas pinturas corporais rituais usadas por pessoas da elite.
Foram descobertos mais de 380 sepulturas com esqueletos de animais. O sacrifício de animais selvagens era visto como um símbolo de estatuto para os governantes.
Túnel de 1,3 km de cumprimeto está debaixo do tempo de Osíris. Apesar de não ser provável que leve até ao túmulo de Cleópatra, arqueólogos vão levar a invetsigação até ao fim.
Um construtor que não tolerava injustiças e que se transformou em mestre, sem saber ler. Dos 13 aos 29 anos ninguém sabe o que fez e há quem defenda que foi casado. Morreu depois de 18 horas de agonia, e dois mil anos mais tarde é uma das figuras mais procuradas pela arqueologia.
A pandemia trouxe-lhe mais concentração e até visitas privadas a locais antes repletos de turistas. Para o seu décimo romance histórico, a autora escolheu novamente uma mulher, Inês de Castro.
67 anos após a morte do antigo cônsul, foram várias as personalidades que marcaram presença na cerimónia que homenageou Aristides de Sousa Mendes, através de um túmulo sem corpo.
Há uma fabulosa fotografia que circula nos meios do Chega, com André Ventura e a esposa de joelhos, a rezar diante do túmulo de D. Afonso Henriques. Alguém diga ao André Ventura que D. Afonso Henriques não é santo e parece que batia na mãe.
O projeto de resolução proposto por Joacine Katar Moreira, que não participou, pretende homenagear o antigo cônsul português na forma de um túmulo sem corpo
Recomendação apresentada pela deputada Joacine Katar Moreira tem como objetivo homenagear o antigo cônsul português na forma de um túmulo sem corpo, não implicando assim a habitual trasladação para o Panteão Nacional.
"Mário Soares daria uma volta ao túmulo se o PS nada fizesse e deixasse Marcelo Rebelo de Sousa ultrapassar os tais 70% com que foi eleito Mário Soares em 1991", sublinhou Ana Gomes.