Portugal campeão do Mundo de sub-17: as principais figuras de uma nova geração de ouro
Campeões europeus de sub-17 em junho, os miúdos portugueses festejaram agora o título mundial. Conheça seis figuras da seleção.
Campeões europeus de sub-17 em junho, os miúdos portugueses festejaram agora o título mundial. Conheça seis figuras da seleção.
A viver em Portugal há 13 anos, venceu em Sintra pela quinta vez e pode ser campeão do mundo nas Canárias, em outubro. Diz que precisa de 20 mil euros para competir e já apanhou vários sustos - dos tubarões na Austrália às ondas gigantes da Nazaré.
Filho de um guerrilheiro e de uma vendedora de peixe, Bruma veio da Guiné-Bissau aos 12 anos para tentar a sorte no Benfica. Destacou-se no Sporting, mas acabou por sair em litígio do seu clube do coração. Desde que regressou a Portugal, vive o melhor momento da carreira.
Campeão nacional em todas as categorias de surf, aos 39 anos vai voltar à competição no Capítulo Perfeito – e sonha ganhar. Tem-se dedicado às ondas grandes, na Nazaré, mas também faz pesca e mergulho profissional. Foi pai há poucos meses e diz que o filho já tem uma prancha.
Em miúdo, já era um lateral que atacava muito (chegou a fazer mais de 20 golos nos Iniciados do Benfica). Em Braga, era o responsável por controlar as multas dos jogadores. Provocador e competitivo (até chorava quando perdia), fora do campo revela-se pacato – e garante que atualmente está bastante mais calmo. Vai fazer a estreia como treinador do Sporting na Taça de Portugal - esta sexta-feira, contra o Amarante.
...e agora é o treinador da moda. Passava os dias a jogar na praia, só decidiu ser futebolista quando foi para Liverpool e aprendeu com os melhores, de Mourinho a Guardiola e Ancelotti.
Morreu o Imperador. Campeão da Europa e do Mundo pela Alemanha, foi também treinador, dirigente e lenda do futebol alemão. Fez história com os Monty Python e não escapou aos escândalos financeiros.
Frederico Morais pode usar mais de 20 pranchas por ano - "depende dos tipos de mar". Poucos dias depois de se ter apurado novamente para a elite do surf, Kikas falou com a SÁBADO sobre os seus objetos mais marcantes, dos troféus à câmara que o pai usava para o filmar em miúdo.
Os pais inscreveram-no no ténis aos 6 anos por conveniência – o campo do complexo da Maia ficava perto de casa. Aos 18 não se sentiu preparado para ser profissional e foi estudar para os EUA. Só começou “a sério” em 2021 e já é o 68º no ranking mundial. Chega ao Estoril Open como o melhor português e diz que ganhar ali "seria incrível".
Christian Atsu joga agora no Hatayspor. Tem 31 anos e é de nacionalidade ganesa.
Tinha medo do mar, mas com 13 anos sagrou-se campeão europeu depois de pagar a inscrição para poder competir e foi o primeiro português a chegar ao circuito mundial de surf. Agora tem uma escola e um restaurante e dedica-se à família.
Começou na filial das águias de Póvoa de Lanhoso, mas como era franzino não continuou e mudou-se para o FC Porto. Com 21 anos, é uma das figuras da equipa.
Buffon completa 43 anos e continua a defender a baliza da Juventus. Na quarta-feira, dia 27, frente à SPAL, na Taça da Itália, fez o jogo 1123 de uma carreira recheada de muitos sucessos e de algumas polémicas. Sabia que a ida a museus ajudou o guarda-redes a ultrapassar a depressão?
Francisca, Mafalda, Afonso e Guilherme querem ser os melhores do mundo e chegar aos Jogos Olímpicos. Já com sucesso em Portugal e no estrangeiro, estes miúdos vão dar que falar.
Atleta disse ao pai que levou "cachaços" como forma de castigo. Os pais decidiram que vão apresentar queixa-crime.
Pedro Santos começou no Fiães, tendo ingressado no Centro de Formação e Treino do Benfica em Aveiro em 2014/15