Nomeações de Pinto Luz para os portos em tribunal
Governo ameaçado com processo devido à escolha dos administradores dos Portos de Lisboa e Setúbal. Polémica envolve listas de Dores Meira em Setúbal
Governo ameaçado com processo devido à escolha dos administradores dos Portos de Lisboa e Setúbal. Polémica envolve listas de Dores Meira em Setúbal
Amanhã e quarta-feira vai ser debatido na Assembleia da República o programa do segundo governo de Luís Montenegro. Controlar a imigração, redução dos impostos e resolver a crise da Habitação são algumas das prioridades.
A entrega está prevista para as 11h30 e o documento deverá ser conhecido na íntegra após esse momento.
As administrações públicas estão para os governos como as princesas estão para os reis: cabe-lhes agir de acordo com a vontade e liderança régia e segundo as normas e valores regentes da Corte.
A habitual roda de nomeações desmascara a farsa que nos impingem sobre “despartidarizar” o Estado.
Começou por ser batizada como Amigos dos Amigos, mas o nome não vingou e hoje toda a gente a conhece como Operação Face Oculta. Um novo livro, sobre a vida do investigador da PJ que liderou esta investigação ("Insubmisso, Memórias de um Polícia"), revela agora todos os bastidores de um caso em que o então primeiro-ministro José Sócrates e vários comparsas montaram um plano para controlar a TVI e os jornais Público e Correio da Manhã.
O Jornal Económico noticiou na terça-feira que o anterior Governo instruiu a Parpública a comprar ações dos CTT através de um despacho do então ministro das Finanças, João Leão.
"As empresas públicas do Setor Empresarial do Estado podem proceder a um aumento da massa salarial global até 5%, de forma anualizada, face a 2023", lê-se no despacho assinado pelo ministro das Finanças.
Quando Correia de Campos diz que, no seu tempo de ministro, tinha “um assessor só para as cunhas”, está perversamente a contar a verdade. Está a ser sincero mas a dizer-nos, também, que é assim que as coisas funcionam, com o jeitinho, o empurrão, a cunha, e que, na sua opinião, não vem daí mal ao mundo.
"Face ao bloqueio do PS, é necessário chamar o dr. Nuno Rebelo de Sousa ao Parlamento para que possa dizer se há algum envolvimento da sua parte e contribuir para esclarecer os portugueses nessa matéria", disse Rui Rocha.
A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género assinala 46 anos com a caracterização da "situação de mulheres e homens nas diferentes dimensões da vida social", identificando diferenças e apontando desigualdades.
Entre 2020 e 2022 houve cada vez mais contratos públicos com obras adicionais e os valores das mesmas também aumentaram. Autarquias são as campeãs destes ajustes.
Desde 2015 que coleciona e sobrevive a casos, alguns deles ainda em aberto. Ministro vai esta sexta feira prestar contas no parlamento por causa da TAP.
Alberto Núñez Feijóo é o favorito a ganhar as eleições de julho e a tornar-se o novo primeiro-ministro. Quem é e de onde vem o sóbrio e estudioso líder do Partido Popular?
É disso que se trata: roubar e favorecer. Trata-se de uma política feita de decisões orientadas para ganhar dinheiro fácil e empregar familiares e amigos. Trata-se, afinal, da velha Babel de interesses que há muito manda nos grandes orçamentos do Estado.
Este é o raio-X sobre um setor que concentra 20% dos funcionários públicos, recebe muitos milhões que alimentam empresas falidas com administradores bem pagos e é gerido quase sempre por gente dos partidos, com os boys do PS a dominarem cerca de 100 empresas.