
Dentistas querem que Governo regularize carreira no SNS
No programa do Governo "vem plasmada" a possibilidade de tratamentos para as populações mais vulneráveis, através de um cheque-dentista protésico
No programa do Governo "vem plasmada" a possibilidade de tratamentos para as populações mais vulneráveis, através de um cheque-dentista protésico
Há uma relação entre as alterações hormonais da mulher e a sua saúde oral, que é pouco conhecida e pode estar na origem de várias doenças - e até partos prematuros. A médica dentista Ana Mexia explica por que é que os dentes são mais do que um problema estético.
Não nega a ambição de ser ministro da Saúde, nem recusa deixar o parlamento antes do tempo: “Estarei sempre onde o SNS precisar mais de mim.” Não faz debates porque, diz, está a trabalhar como médico.
Cientistas descobriram que esta rotina de higiene oral uma vez por semana pode diminuir em 44% a probabilidade de desenvolver um acidente vascular cerebral.
"Não podemos nunca dissociar os índices de saúde oral do facto de quase 20% da população estar na pobreza", sublinha o bastonário da Ordem dos Dentistas.
O presidente do Sindicato dos Médicos Dentistas garantiu ter provas que se reuniu em junho com o chefe de gabinete de Ana Paula Martins.
“A Saúde dos Portugueses: Um BI em Nome Próprio - edição 2024” é o mais recente estudo do Projeto Saúdes, da Médis, que este ano conta com a orientação de Adalberto Campos Fernandes. Os dados revelam alguns desafios no acesso e equidade do sistema.
A 1 em cada 10 portugueses faltam todos os dentes e quase 70% da população tem falta de dentes naturais.
Não somos todos iguais. Não temos todos as mesmas condições, os mesmos gostos ou os mesmos objetivos quando olhamos para o futuro. No entanto, uma coisa é certa: todos temos sonhos e muita vontade de os realizar.
Desde o número de vezes que lava os dentes por dia, à pasta escolhida ou ao tipo de escova usada e utilização ou não de elixir, saiba o que deve fazer para sorrir com confiança.
Os valores são superiores aos de 2022, quando foram emitidos 629.991 cheques dentista e utilizados 415.497, uma taxa de utilização de 67% e um investimento de cerca de 14,5 milhões de euros.
Dentistas estão satisfeitos com promessa de Pedro Nuno Santos de investir mais em saúde oral, mas lembram que promessa já foi feita muitas vezes e nunca cumprida.
Num discurso carregado de ideologia, repetindo as palavras "comunidade" e "cooperação", o "camarada" Pedro Nuno Santos prometeu dentistas no SNS, mil euros de salário mínimo até 2028 (parecido à meta de Costa) e uma reforma da Segurança Social. E não só.
Newsletter de segunda-feira
O secretário-geral dos socialistas, discursa este domingo no encerramento do 24.º Congresso do PS, que começou na sexta-feira, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
Não se brinca com a saúde. E como é um tema sério, há uma aposta importante na literacia, mas também na prevenção.