Sábado – Pense por si

Gripe K: «Todos aqueles que têm mais de 50 anos têm anticorpos protetores»

Gripe K: "Todos aqueles que têm mais de 50 anos têm anticorpos protetores"

Uma nova variante do vírus da gripe está a circular mais depressa e tem vindo a preocupar. O presidente da Sociedade de Saúde Pública, Francisco George, explicou que o subtipo H3M2 apareceu pela primeira vez em 1968 — a chamada Gripe de Hong Kong. Segundo o especialista, a população com mais de 50 anos já teve contacto com a variante, pelo que têm anticorpos protetores. No entanto, uma pequena mutação pode vir a reduzir a eficácia da vacina para gripe. Ainda assim, a vacina continua a reduzir a gravidade da infeção.

Repórter SÁBADO: Edifício comprado pela Misericórdia de Lisboa por 32 milhões de euros em 2008 nunca foi utilizado

Repórter SÁBADO: Edifício comprado pela Misericórdia de Lisboa por 32 milhões de euros em 2008 nunca foi utilizado

Um edifício comprado na Avenida José Malhoa, em 2008, nunca foi utilizado. Custou 32 milhões de euros. Nos últimos anos, caiu nas mãos do vandalismo e transformou-se no refúgio para toxicodependentes e sem-abrigo. O Repórter SÁBADO registou um ambiente de degradação que coloca em risco a segurança, mas traduz-se também num atentado à saúde pública. Para ver este domingo, no NOW, às 22h40.

23571979.mp4

Polícia regressou ao restaurante chinês clandestino. Veja o Repórter SÁBADO

A Polícia Municipal de Lisboa regressou ao mais mediático chinês clandestino e desta vez levou tudo: fogões, bilhas de gás, mesas, cadeiras, todo o tipo de equipamento que permitisse continuar a atividade enquanto restaurante. Situado na rua do Benformoso, em Lisboa, este estabelecimento, que fazia parte dos roteiros turísticos internacionais, já tinha sido visitado pela polícia quatro vezes e até pela ASAE mas nunca chegou a receber ordem de encerramento apesar do risco de saúde pública e do perigo de explosão.

Tedros Adhanom Ghebreyesus OMS
Lusa

Estados-Membros da OMS aprovam acordo para responder a futuras pandemias

O Acordo Pandémico afirma a soberania dos países para abordar as questões de saúde pública dentro das suas fronteiras e prevê que nenhuma disposição do acordo seja interpretada como conferindo à OMS qualquer autoridade para dirigir, ordenar, alterar ou prescrever leis ou políticas nacionais.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)