Vai levar a vacina da Astrazeneca? O que deve saber

Vai levar a vacina da Astrazeneca? O que deve saber
Diogo Barreto 19 de março

A vacina é "segura e eficaz”, asseguram as várias agências europeias. A DGS informou que quem não aceitar tomar esta vacina vai para o fim da fila de vacinação.

Na segunda-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS), o Infarmed e o coordenador da equipa de coordenação do plano de vacinação anunciaram que Portugal ia suspender a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 enquanto se aguardavam os resultados dos testes. Na quinta-feira, foi decretado que a vacina é "segura e eficaz" e o país decidiu que vai voltar a administrá-la.

Há menos de uma semana, um dia depois de terem garantido a segurança da vacina, os responsáveis nacionais informaram que, tal como já haviam feito Espanha, Alemanha, Itália, França e outros países, também Portugal suspendia a administração da vacina criada pelo consórcio AstraZenca / Universidade de Oxford. 

Mas desde o início que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) defendeu que "os benefícios" da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 "superam os riscos de efeitos secundários". Ao mesmo tempo, a agência garantia uma "análise rigorosa" às situações de formação de coágulos sanguíneos em vacinados que motivaram a suspensão da administração desta vacina em quase 20 países.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login