
Presidente da Câmara de Castelo de Paiva diz que fogo continua descontrolado e com várias frentes ativas
Reacendimentos "estão a complicar combate às chamas".
Reacendimentos "estão a complicar combate às chamas".
"Estamos sem meios, precisamos de muito mais gente aqui a combater o fogo e quem está a fazer a gestão destes recursos a nível nacional tem que ter noção do terreno e atuar de acordo com o ele exige", apedlou a autarca de Arouca.
Todos os anos milhares de peregrinos percorrem os Caminhos de Santiago do Centro de Portugal, passando por regiões como Tomar, Coimbra, Viseu e Guarda. Fomos explorar o percurso e perceber os motivos.
Construídos no interior das serras portuguesas, ao longo da costa algarvia ou ao lado de ribeiras, lagoas e cascatas no norte do País, os trilhos e passadiços foram pensados para os amantes de caminhadas, que procuram momentos de plena comunhão com a fauna e a flora das regiões. Durante os percursos há sempre tempo para parar, descansar e apreciar a vegetação silvestre.
Estrutura liga 516 metros de distância entre as margens de Canelas e Alvarenga. Abre no dia 29 a moradores locais.
Tem 516 metros de comprimento e situa-se 175 metros acima do solo. Fica junto aos passadiços do Paiva e está na fase final de conclusão – deve abrir ao público em setembro ou outubro.
Passagem da tempestade Elsa resultou em queda de árvores e pedras que obstruíram zonas do percurso. Município de Arouca anunciou que pretende retomar o acesso à estrutura na próxima quinta-feira.
"O corpo já foi identificado e confirma-se que era do senhor que estava a operar uma máquina e que estava desaparecido", referiu o CDOS de Viseu.
Autoridades ainda não confirmam se o corpo encontrado pertence ao homem que desapareceu há cinco dias e que trabalhava nas operações de limpeza do mau tempo.
"A máquina foi hoje encontrada, às 14h30, mas o senhor continua ainda desaparecido", adiantou Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.
O incidente ocorreu na praia fluvial de Janarde, no Rio Paiva, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro.
O fogo lavra principalmente numa zona de mato desde as 15h50. Centenas de bombeiros combatem as chamas.
O município revelou que vai receber 800 mil euros de fundos comunitários para a construção de uma ponte pedonal sobre o rio Paiva que custará cerca de 1,8 milhões de euros.
O empresário Octávio Canhão garante que é ele o mentor da estrutura premiada internacionalmente. atural da zona de Lisboa, começou a sua ligação ao rio Paiva em 1994.
Os passadiços do Paiva é uma obra que não pára de ganhar prémios. Agora vem aí uma ponte suspensa a 150 metros de altura, diz autarca.
Vítima que sofreu acidente em escarpa esperou por um helicóptero da Força Aérea.