Ministro da Educação pede esclarecimentos à RTP sobre polémica das residências universitárias
Fernando Alexandre disse que é “inacreditável” e que “ninguém na sessão ficou com a ideia que a RTP passou”.
Fernando Alexandre disse que é “inacreditável” e que “ninguém na sessão ficou com a ideia que a RTP passou”.
Fernando Alexandre defendeu que o investimento é “uma enorme oportunidade, mas também um desafio para que as residências sejam geridas de forma diferente”.
Ministro da Educação defendeu esta terça-feira que as residências públicas devem ter alunos de vários estratos sociais, caso contrário, dando prioridade aos bolseiros, irão degradar-se mais rapidamente.
No Sri Lanka, chuvas torrenciais provocadas pelo ciclone Ciclone Ditwah causaram inundações generalizadas e deslizamentos, com rios e albufeiras a transbordar e vilas inteiras submersas. As imagens aéreas divulgadas mostram estradas bloqueadas, residências danificadas e pessoas forçadas a abandonar as suas casas, à procura de abrigo. As autoridades já confirmaram dezenas de mortos, centenas de desaparecidos e milhares de desalojados.
Os residentes, que estão a regressar paulatinamente às suas residências estão a concentrar-se sobretudo em verificar o que resta das suas casas e em recuperar os corpos dos mortos.
“Fizemos”, “construímos”, "tivemos a coragem de fazer". Moedas reivindicou a autoria de 112 obras que eram do antecessor, de juntas, de universidades e do Governo (são dezenas de obras, incluindo creches, USF, escolas, jardins, residências estudantis, ou casas), incluindo com deturpação de números. Afirmou haver "mais 400 cantoneiros" a recolher lixo, mas mapa de pessoal da CML mostra que há menos 117
Fernando Alexandre defende que as residências universitárias "devem ser olhadas como espaços de integração dos estudantes".
A quebra de energia está a afetar residências, empresas e transportes e os bombeiros estão a socorrer pessoas que ficaram presas em elevadores.
Pistas para os 90% de estudantes deslocados que não têm acesso a residências.
Segundo a PSP, os suspeitos escolhem os alvos com base nas próprias vítimas e não nas residências, ao contrário dos "furtos comuns" em interior de residência, e atuam em grupos, geralmente de três ou quatros pessoas.
Dezenas de inspetores da Unidade Nacional contra a Corrupção estão a realizar buscas a empresas, escritórios e residências particulares, avança o NOW.
Cerca de 70 mil moradores receberam ordens para abandonar as suas residências, numa altura em que os bombeiros tentam controlar seis fogos descontrolados. Já morreram cinco pessoas.
A imagem pública de Bashar al-Assad, o presidente sírio deposto, sempre foi cuidadosamente estudada, não havendo espaço para qualquer vislumbre de espontaneidade. Após ter abandonado o país e as suas residências em Damasco e Alepo terem sido invadidas, surgiram algumas fotografias que mostram um outro lado.
Falhado o objetivo das 17 mil novas camas até ao final de 2024, o Governo procura agora soluções numa parceria com os privados para a construção de mais residências em 2025.
Até ao final do ano, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação estima que o número de camas em residências públicas chegue às 17 mil, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), uma capacidade insuficiente para receber os mais de 100 mil estudantes deslocados.
Comando Metropolitano de Lisboa da PSP adianta que os suspeitos, com idades entre os 26 e os 43 anos, ocupavam de forma ilegal várias residências em Marvila, tendo inclusive arrombado portas e janelas seladas, colocando correntes com cadeados e impossibilitando o acesso ao interior.