Sábado – Pense por si

Um lugar à espera no ensino superior

Universidades e politécnicos públicos lançam este ano 55.956 vagas. Há mais lugares disponíveis em competências digitais, formação de professores e notas mais altas. As candidaturas arrancam a 21 de julho

Superior abre mais de 55 mil vagas

Porta de entrada no ensino superior público, o concurso nacional de acesso disponibiliza 55.166 lugares para o próximo ano letivo. As candidaturas arrancam a 22 de julho.

Lusa

Concurso de acesso ao ensino superior com 55 mil vagas

A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior arranca em 22 de julho e, segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), terá 55.166 vagas, mais 158 do que no ano passado.

Helena Canhão: “Não queremos formar médicos a qualquer preço”

Quando começam a surgir os primeiros cursos de Medicina privados, Helena Canhão, presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, avisa que “a qualidade tem de ser a principal preocupação”. Defende condições iguais entre faculdades privadas e públicas e lembra que estas últimas lidam com “enormes desafios de financiamento”.

Ana Bela Ferreira

Ensino superior tem mais 372 vagas do que em 2022

Tutela sublinha mais sete vagas em Medicina, num conjunto de 82 vagas extra para os cursos com melhores alunos. Alunos com carências económicas vão ter acesso prioritário a duas vagas por ciclo de estudos. Primeira fase de candidaturas acontece de 24 de julho a 7 de agosto.

João Carlos Barradas

Idade da reforma. Macron arrisca a guilhotina

Governo francês aprovou a revisão do sistema de pensões, sem passar pelo Parlamento. Passo levou oposição a anunciar moção de censura que deve ser apresentada esta sexta-feira.

Bruno Faria Lopes

Regimes especiais: as pensões de reforma de luxo em Portugal

Reformas após 10 anos no cargo, iguais ao último salário. Subvenções vitalícias pagas sem limite de acumulação. Entre os pensionistas atuais há muitos milhares que beneficiam de regimes, passados e presentes, que geram pensões de privilégio – e de contraste, sobretudo face aos atuais contribuintes.

As pensões milionárias

Fomos analisar as reformas douradas de algumas figuras em Portugal. Pode ler ainda uma entrevista com Tim, dos Xutos & Pontapés; conhecer Frederico Lourenço, que se dedica a traduzir a Bíblia e outros textos sagrados; e perceber porque é que o PCP acusou a SÁBADO de fazer perguntas que “não lembraria ao diabo”.

Portugal retirou Andorra da lista de paraísos fiscais

Decisão do Governo surge após pedido do principado a solicitar a revisão do seu enquadramento na lista. A taxa de IRC em Andorra é de 10%, que com o critério da Lei Geral Tributária aponta para uma taxa de 12,6% tendo em conta a taxa de 21% em vigor em Portugal.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)