Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes Jornalista
10 de junho de 2025 às 23:00

A revolução e a contra revolução nas pensões

O aumento da idade da reforma na Dinamarca para os 70 anos eleva a fasquia desta tendência na Europa, que choca de frente com as expectativas dos mais novos.

NA DINAMARCA uma maioria no parlamento aprovou o aumento da idade legal da reforma para 70 anos até 2040. O país já tinha obviamente o sistema de pensões ligado à esperança média de vida, mas quis reforçar a sustentabilidade. A piada tem barbas: com o envelhecimento da população, o sistema pay as you go (em que as gerações ativas descontam para o pagamento das aposentadas, formando um direito no futuro) é, na realidade, um pray as you go. Na Dinamarca, um país com forte matriz social-democrata, confiam mais na ação do que na oração.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.