Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes Jornalista
10 de junho de 2025 às 23:00

A revolução e a contra revolução nas pensões

O aumento da idade da reforma na Dinamarca para os 70 anos eleva a fasquia desta tendência na Europa, que choca de frente com as expectativas dos mais novos.

NA DINAMARCA uma maioria no parlamento aprovou o aumento da idade legal da reforma para 70 anos até 2040. O país já tinha obviamente o sistema de pensões ligado à esperança média de vida, mas quis reforçar a sustentabilidade. A piada tem barbas: com o envelhecimento da população, o sistema pay as you go (em que as gerações ativas descontam para o pagamento das aposentadas, formando um direito no futuro) é, na realidade, um pray as you go. Na Dinamarca, um país com forte matriz social-democrata, confiam mais na ação do que na oração.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro