Sábado – Pense por si

Lusa

Partidos insistem na vontade de repor 302 freguesias

O Presidente da República vetou o decreto em 12 de fevereiro, colocando dúvidas sobre a transparência do processo e a capacidade de aplicação do novo mapa a tempo das próximas eleições autárquicas, previstas para o final de setembro ou início de outubro.

Lusa

Parlamento aprova reposição de 302 freguesias

Freguesias, que agora vão ser repostas, foram agregadas em 135 uniões de freguesia ou extintas e os seus territórios distribuídos por outras autarquias durante a reforma administrativa que em 2013 reduziu 1.168 freguesias do continente.

Ricardo Santos

Tsuneo Watanabe (1926 - 2024)

Tubarão da comunicação social japonesa, jornalista, conselheiro de primeiros-ministros, presidente de equipas desportivas, serviu durante a II Guerra Mundial e opôs-se ao sistema imperial do Japão.

Rita Rato Nunes

Partidos vão criar mais 150 freguesias

"Lei Relvas tem os dias contados. Projeto para aumentar o número de freguesias está pronto. Até o Chega participou e o PCP queria mais. Em 2025 já haverá mais autarcas para eleger. Problema: “Não há uma estimativa de quanto isto pode custar”, admite deputado.

Alexandre R. Malhado

As mentiras na guerra do lixo

O PS acusa Moedas de não saber gerir a higiene urbana em Lisboa, o PSD diz que a culpa é de Costa. Trabalhadores apontam as culpas a todos – acusam a autarquia de mentir.

Marco Alves

As muitas leis de Luís Newton

Filho de um comandante-geral da GNR, nunca teve uma profissão fora da política. Hábil e influente, há 10 anos que controla o PSD de Lisboa e sobrevive a todos os casos e casinhos. O último está relacionado com um suspeito de tráfico de droga.

Margarida Davim

Manuel Monteiro apoia Nuno Melo

Manuel Monteiro faz o discurso mais aplaudido do Congresso. E acaba a dar apoio àquele que mais condições para liderar o CDS: Nuno Melo.

Marcelo Rebelo de Sousa - tomada de posse
Maria Henrique Espada

Tomada de posse: Alerta, alerta, então há por aí risco de pântano?

Marcelo Rebelo de Sousa quer "estabilidade sem pântano". Não se vendam, portanto. Quem? O Presidente fez um “exame” ao governo (deu má nota, mas não chumbou o aluno) e apresentou-lhe trabalhos de casa novos. Mas quer, sobretudo “alternativa clara” - parece portanto que Rui Rio ainda não a deve ter construído. E diz que à segunda vai ser "mais difícil", mas "o mesmo". Claro, nem sempre foi - e não apenas neste ponto.

Graça Fonseca, a ministra que enfrentou a tauromaquia continua no Governo

Foi durante a apresentação da proposta de Orçamento do Estado na generalidade, em 30 de outubro do ano passado, que Graça Fonseca fez uma das suas mais polémicas afirmações, ao excluir a tauromaquia da possibilidade de redução do IVA de 13% para 6%, "por uma questão de civilização".

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h