Sábado – Pense por si

A ideia errada da crise dos media

As empresas de jornalismo não podem reger-se pelos mesmos critérios das outras atividades económicas. Mas as empresas jornalísticas, e o jornalismo em geral, não podem furtar-se à racionalidade económica, porque só ela garante a liberdade das redações.

Lusa

10 de Junho: Fenprof demarcar-se de insultos e populismo nas comemorações

"A FENPROF demarca-se daquelas imagens, considerando que para se exigir respeito é necessário saber respeitar. Se a lutar também se está a ensinar, não se podem usar como armas o insulto e populismo. Imagens como as que foram exibidas não dignificam os professores e a sua justa luta", afirmou a estrutura sindical em comunicado enviado às redações.

Cuidados intensivos

A vida é um palco

Há crise na profissão? Então é preciso exigir que os actores não se façam passar por repórteres ou editores quando há profissionais para o serviço. Como tolerar Dustin Hoffman ou Robert Redford em "Os Homens do Presidente" quando há redações inteiras que não desdenhariam o prestígio e o salário?

Relações promíscuas num País a arder

O jornalismo é um serviço público demasiado importante para ser liderado por quem não é livre ou deixou de ser. E esta é uma lição que não se encaixa apenas em Sérgio Figueiredo. Há muitos comissários políticos espalhados pelas redações.

Instantâneos ou quase (86)

Ser jornalista é saber que a investigação jornalística sempre foi residual nos órgãos de informação. É perceber que as redações têm diferentes valências e que todas elas são fundamentais para o produto final.

Marco Alves

A incrível história dos milhões de Jacques Rodrigues, o dono do grupo Impala

A empresa que lhe resolveu um problema de €1,3 milhões com o IRS, a hipoteca de cinco apartamentos num hotel do Algarve, os furiosos emails às redações, os créditos limpos antes de um PER e muito mais. As estranhas operações contabilísticas e societárias do dono da Impala originaram uma queixa-crime por burla e associação criminosa.

Rita Pereira Carvalho

Campanha falsa com o nome da Galp no dia das mentiras lança o caos

Além de um e-mail falso enviado às redações, foi lançada uma campanha falsa pelas ruas de Lisboa em nome da Galp, aproveitando o dia das mentiras. "Mais lucro, menos pessoa", lê-se nos cartazes espalhados pelo grupo ambientalista internacional Shale Must Fall, que fez campanha em dez países da Europa.

Instantâneos ou quase (37)

Ricardo Araújo Pereira disse quase tudo sobre Luís Osório. Osório faz parte de um tipo de (ex-)jornalistas muito apreciado pelo poder (e por alguns colegas). É culto, mas destrói as redações por onde passa. Porque não sabe o que é o jornalismo.

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