
TikTok garante remover 98% do conteúdo prejudicial à saúde mental
Cerca de metade dos vídeos mais visualizados sobre saúde mental no TikTok contêm informação errada e amplificam a desinformação.
Cerca de metade dos vídeos mais visualizados sobre saúde mental no TikTok contêm informação errada e amplificam a desinformação.
Foram 57 investigadores – de neurocientistas a psiquiatras – os consultados para o livro da autora, com 28 milhões de seguidores. A americana recusa falar de autoajuda e não promete receitas fáceis.
No livro, que é lançado hoje, o psiquiatra João Carlos Melo escreve que Maria conseguiu o feito invulgar, "quase único", de vencer uma doença que considera ser a "mais perturbadora, devastadora e intrigante das doenças: a Síndrome de Munchausen".
São bonecos artesanais que se confundem com recém-nascidos e as "mães" simulam partos e cuidam deles como se fossem crianças. O interesse pelos bebés reborn, está a disparar, mas há quem considere o fenómeno perturbador com impacto psicológico.
Associação de Defesa da Liberdade fez pedido formal à provedoria com base na inconstitucionalidade da lei. Provedora fala em "indeterminação dos conceitos" e "obscuridade quanto ao papel do consentimento dos visados" para pedir fiscalização.
"O principal objetivo destas reuniões é a revisão do estatuto remuneratório, mas a ministra quer rever as carreiras na sua totalidade e para isso tem de rever o estatuto dos militares da Guarda", anunciou dirigente sindical.
Saltam etapas, em pouco tempo passam a mensagens de intimidade, mas são facilmente rastreáveis. Rita e Pedro fazem terapia desde março, para salvarem o casamento – e há mais casos idênticos. Sexólogos, psiquiatras e psicólogos lançam pistas sobre os comportamentos suspeitos. Há salvação, ainda que o processo seja "doloroso".
Dois pacientes recorreram a este psicadélico, aliado à psicoterapia, para tratar a ansiedade e a depressão resistente. Contam à SÁBADO como foi a experiência.
Com o aumento de pessoas que mudam de sexo em Portugal, o psiquiatra Carlos Nunes Filipe é um dos que pede maior rigor nos diagnósticos de disforia de género, alertando para o risco da "intervenção médica" criar "situações definitivas, numa situação que pode ser transitória".
Há cada vez mais pessoas a assumirem-se como transgénero. A psicóloga já acompanhou cerca de 700 casos e revela que "nunca ninguém se arrependeu". A coordenadora da saúde LGBTI para a DGS defendeu a campanha da menstruação que gerou polémica por usar a expressão "pessoas que menstruam".
Durante os contactos com o Grupo VITA, a necessidade mais frequentemente reportada pelas vítimas é o apoio psicológico, em 67,2% dos casos.
Segundo os professores da UMA, é difícil fazer um diagnóstico completo do TDAH antes dos seis anos: daí a ideia de desenhar um instrumento que possa ajudar os especialistas a detetar esta condição o mais rápido possível.
Lembro-me como se fosse anteontem. Já começava a apertar o calor no Portugal que preparava o Europeu de futebol, o País parecia calmo, limpo e esperançoso, e na esplanada via-se o mar, e imaginavam-se as Caravelas do começo.
Entre os 9 e os 10 anos, Guida Gomes sofreu nas confissões: o sacerdote pedia-lhe que contasse os pecados, enquanto a acariciava.
Cada vez se fala mais de saúde mental, mas é possível que nunca tenha havido tanto desrespeito pelo tema. Não é moda no Instagram ou no Tik Tok que, alguém sem formação para isso, se arrisque a dizer como operar uma cabeça que esteja partida por fora. Mas espanta-me as muitas que arriscam correr o perigo de dizer como acham que se trata uma cabeça partida por dentro.
No Porto, vai avançar um estudo para avaliar o grau de conhecimento dos profissionais de saúde e das pacientes sobre este medicamento, usado em Portugal para tratar epilepsia, doença bipolar e enxaqueca.