
Nora Morales de Cortiñas (1930-2024)
Argentina, psicóloga, defensora dos direitos humanos, Mãe da Plaza de Mayo, teve até um clube de futebol batizado com o seu nome.
Argentina, psicóloga, defensora dos direitos humanos, Mãe da Plaza de Mayo, teve até um clube de futebol batizado com o seu nome.
Liberais ouvem David Bowie, extrovertidos rock dos anos 50 e sistemáticos ritmos intensos. O feitio é que conta.
Procurar pontos de convergência e entendimento, mesmo em temas em que não se concorda, aceitando que podemos divergir de pessoas que consideramos ou gostamos.
Ansiedade, depressão, exaustão, falta de sono e esgotamento. A pandemia aumentou os riscos da saúde mental dos portugueses. Treze especialistas explicam à SÁBADO o que pode fazer para enfrentar os males mais comuns e recuperar a autonomia e a autoestima.
Sofia Neves, Professora Universitária doutorada em psicologia social e investigadora das questões de género e violência, traça um retrato do fenómeno, dos jovens aos casais do mesmo sexo, e explica a sua relação com a masculinidade tóxica. Além disso,alerta para o lado ainda oculto da realidade: a violência sexual.
"A ressonância do melhor que há em ti continua a fazer tremer o monstro que há em mim", escreveu em crónica dedicada ao vocalista dos Ornatos Violeta. Ruben Couto ficou este sábado em prisão preventiva.
A história pornográfica do Novo Banco é a crónica de um roubo organizado aos contribuintes, com ampla cobertura de uma classe política hipócrita, conivente e capturada.
Luísa Pedroso Lima, professora catedrática de Psicologia Social, explica como é que Portugal pode ser sucedido nesta nova fase do combate à pandemia do novo coronavírus.
E um médico decide o tratamento em função da origem social do paciente? Perguntas a que o psicólogo social Rui Costa Lopes tenta responder. Uma certeza: "Temos níveis de preconceito bastante elevados" em Portugal.
Na era das redes sociais, dos encontros imediatos e do desejo descartável, ainda existe encontro, romance, conquista? Conhecemos duas estórias de amor épico e conversámos sobre esse grande mistério com os especialistas.
Trata-se de um título ardiloso porque leva a pensar que Virgolino Faneca se dedicou à arte dos horóscopos quando na realidade está apenas a usar a semiologia para fazer uma leitura da realidade. Uma homenagem (ou não) a Saussure.
Um estudo revelou que ler os livros da saga "melhorou as atitudes relativamente a grupos estigmatizados" como imigrantes, homossexuais e refugiados.
Raparigas dos 4 aos 13 anos explicam à SÁBADO como desfazem estereótipos. Porque o futebol, as artes marciais ou a Matemática não são só para eles.
Raparigas dos 4 aos 13 anos explicam à SÁBADO como desfazem estereótipos. Porque o futebol, as artes marciais ou a Matemática não são só para eles
Pode ser um triângulo perfeito, indica novo estudo: os personagens fictícios vêm colmatar a falta de amigos em comum e fortalecer a relação
Após insultar os hispânicos, os afro-americanos, os muçulmanos, os deficientes motores e os veteranos de guerra (é um homem ocupado, não teve tempo para mais), Donald J. Trump culminou o registo de orangotango com a declaração, registada num vídeo em 2005, da prática sistemática de agressão sexual