Sábado – Pense por si

Nora Morales de Cortiñas (1930-2024)

Ricardo Santos
Ricardo Santos 05 de junho de 2024 às 23:00

Argentina, psicóloga, defensora dos direitos humanos, Mãe da Plaza de Mayo, teve até um clube de futebol batizado com o seu nome.

Estamos no início de 2017. Uma dúzia de mulheres junta-se ao fim de semana para jogar futebol, num campo público na área metropolitana de Buenos Aires. Ganham-lhe o gosto, têm jeito para a modalidade e decidem entrar num torneio amador. É preciso um nome para a equipa. Querem algo inspirador, feminista no conceito, que rompa com os estereótipos. A escolha é consensual: Norita. Norita Fútbol Club, porque Nora Cortiñas estava em todos os lugares onde elas queriam estar e apoiou todas as causas. “A tua figura inspira-nos para entrar em campo”, disseram-lhe as jogadoras quando, em 2022, se encontraram para a constituição oficial do clube. Norita, a presidente honorária, respondeu-lhes: “Em nome dos 30 mil homens e mulheres e para que os jovens que foram raptados e que ainda não encontraram a sua verdadeira identidade, para que todos tenham a sua verdadeira identidade o quanto antes.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?