Da área de floresta destruída ao incêndio num pavilhão: as polémicas que abalaram a COP30
A 30ª edição ficou marcada por outras controvérsias, nomeadamente a morte de um indígena e vários protestos.
A 30ª edição ficou marcada por outras controvérsias, nomeadamente a morte de um indígena e vários protestos.
A ausência dos EUA na COP30 não surpreeende os ambientalistas, mas gera preocupação. Filipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas, acredita que a transição energética irá acontecer, mas relembra que o consumo global de energia tem vindo a aumentar.
Luís Montenegro assume compromisso na cimeira de líderes da conferência do clima, que decorre no Brasil.
Um conjunto de 89 organizações da sociedade civil, de 28 países, apresentou uma declaração conjunta com as prioridades das comunidades e um apelo para uma ação global mais ambiciosa e equitativa para o oceano.
Tribunal de Haia indica que a Shell já estava a caminho de cumprir as metas exigidas e que não era claro se a redução das emissões causadas pelos seus produtos ajudariam na luta contra as alterações climáticas.
Uma investigação jornalística denuncia que há empresas poluidoras a receber fundos verdes da UE e como a desclassificação do lince ibérico pode trazer consequências.
Investigação jornalística revela que empresas e gestores de fundos aproveitam lacunas na regulação destes fundos. Sem saber, investidores financiam poluidores enquanto crêem fazer investimentos sustentáveis.
Uma pessoa já sabia que as viagens aéreas, a agricultura intensiva e a flatulência do gado eram nefastas para o planeta. Mas ainda ninguém tinha sugerido o contributo das eleições antecipadas para a ruína da Mãe Terra. Onde estás tu, Greta, quando Portugal clama por ti?
Arranca no Dubai, no dia 30, a COP28. Será um desfile de ambientalistas, líderes mundiais, indígenas e milionários. Para uns é "um evento de fachada", para outros uma oportunidade única de negociação.
Poucas dúvidas restarão, de que na Europa e nos EUA o capitalismo fóssil será, em 2050, substituído pelo capitalismo verde.
Nas contas da associação ambientalista Zero, os 10 maiores poluidores aumentaram 18% as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em 2022.
A Organização Mundial da Saúde considera que o ar com uma concentração de PM2,5 superior a 5 microgramas por metro cúbico é prejudicial para a saúde humana. Dos 131 países ou territórios analisado pela IQAir apenas 13 cumprem essa meta e Portugal não é um deles.
Ativista pelo clima juntou-se aos protestos contra a expansão de uma mina de carvão.
Quando olhamos para os grandes poluidores mundiais, vemos que a Índia, a Rússia, o Irão ou a Arábia Saudita não têm sido visitados pelo zelo ambiental. Não seria de enviar alguns activistas para lá, sob o alto patrocínio dos caldos Knorr?
A sua newsletter de segunda-feira.
A opinião de João Pereira Coutinho em podcast.