Sábado – Pense por si

SÁBADO

Jogadora de xadrez iraniana compete sem hijab

O Irão vive há meses intensas manifestações desde que a jovem curda Mahsa Amini, de 22 anos, morreu quando estava detida pela polícia da moralidade pela utilização incorreta do hijab.

Débora Calheiros Lourenço

Irão decreta o fim da polícia da moralidade

O Irão vive marcado por protestos generalizados desde o dia 16 de setembro, quando Mahsa Amini, uma jovem curda de 22 anos, foi detida pela polícia da moralidade por usar o véu de uma forma inadequada e acabou por morrer enquanto estava detida.

protestos irao.mp4

Mulheres manifestam-se no Irão contra polícia da moralidade

A morte de Mahsa Amini, de 22 anos, sob custódia policial, originou os protestos. Apesar das represálias, as mulheres estão a retirar o véu islâmico e a cortar os cabelos. Segundo a lei islâmica, devem usar roupas largas e cobrir os cabelos.

Débora Calheiros Lourenço

Os protestos continuam a aumentar no Irão

Depois da morte de Mahsa Amini, os protestos contra as leis do hijab e a polícia da moralidade têm tido cada vez mais pessoas. Já morreram 7 pessoas devido ao conflito.

Nuno Tiago Pinto

Iraquiano ameaçou suicidar-se e não morrer sozinho

Um dos irmãos detidos pela PJ por suspeitas de pertencerem à hisba, a polícia da moralidade do Estado Islâmico, ameaçou inspetores do SEF com martírio. SIS fez relatórios sobre Ammar A. e Yasir A.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)