
Prémio Femina, Cortazar e Colleen Hoover nos lançamentos de julho
Da ficção à não ficção, entre autores nacionais e internacionais, as editoras apostam forte num mês que para muitos é de férias (e leituras na praia).
Da ficção à não ficção, entre autores nacionais e internacionais, as editoras apostam forte num mês que para muitos é de férias (e leituras na praia).
Se nas mais altas instâncias da União Europeia e em demasiados dos seus Estados Membros reina um cúmplice silêncio acerca do genocídio praticado à frente dos olhos de todos nós (todos, todos, todos) pelas forças militares israelitas na Faixa de Gaza, como esperar que sejam recordados todos esses outros massacres?
Vargas Llosa é um dos nomes mais importantes das letras latino-americanas e firmou-se como um dos principais escritores da sua geração.
No início do ano, o Governo chileno anulou o negócio imobiliário que previa a compra da propriedade do antigo presidente socialista (1970-1973), avaliada em 900 mil dólares (818 mil euros), para a transformar num museu.
Como realizador de cinema, Antonio Skármeta rodou vários documentários e longas-metragens. História do carteiro de Neruda foi escrita em 1981.
A primeira vez que um chefe da Igreja Católica viajou oficialmente foi nos anos 60 – e Salazar não o queria em Fátima. Já João Paulo II foi dos mais internacionais, mas foi esfaqueado. Com Bento XVI houve polémica na Turquia e com Francisco no Chile. Contudo, todos fazem questão de percorrer o mundo.
O romance de estreia da escritora chilena Alia Trabucco Zéran foi finalmente traduzido para português e é uma luminosa história de amigos, em busca de um presente que está por definir.
Começou por pintar na sala da sua casa, em Queluz, mas também nos escritórios da Siderurgia Nacional, onde conheceu António Champalimaud. Católico e comunista, dizia poemas de improviso, desenhava obsessivamente, conviveu com Almada Negreiros e Júlio Pomar.
O 11 de Setembro americano, esse mostrou a força destrutiva do terrorismo apocalíptico, que abriu uma sequência de guerras com resultados escassos, mas também com muitos mortos. O dia 11 de Setembro não é só mau, dá azar.
O caso de Jara, militante do Partido Comunista e colaborador do governo da Unidade Popular do antigo presidente socialista Salvador Allende (1970-1973), era um dos mais importantes que a justiça chilena ainda não havia encerrado.
O relatório dos peritos irá ser analisado para que o tribunal se possa pronunciar sobre o caso. Sobrinho tinha assegurado que o poeta chileno tinha sido morto à luz dos últimos resultados.
Painel de peritos investigou a presença da bactéria que provoca o botulismo no corpo do poeta. Foi "injetada", aponta o sobrinho.
A nova constituição assentava em pilares como a defesa do ambiente ou o reconhecimento das populações indígenas e vinha substituir o texto que vigora desde 1980, época da ditadura.
Quatro séries da Netflix baseadas em acontecimentos reais e de ficção, em que a religião foi usada por linhas tortas. Começamos no Chile, passamos pelo Brasil, por Nova Iorque e acabamos no Oregon – como o Pai Natal.
Aos 35 anos, Boric é o mais novo presidente da história do país sul-americano e promete reformas estruturais na sociedade. Mas o seu caminho adivinha-se árduo.