
Sócrates regressa hoje a julgamento. O que esperar desta sessão?
O ex-primeiro-ministro deverá prestar declarações sobre Vale do Lobo. E esperam-se novos confrontos com os procuradores.
O ex-primeiro-ministro deverá prestar declarações sobre Vale do Lobo. E esperam-se novos confrontos com os procuradores.
Parece que desta vez é que é: o antigo primeiro-ministro começa a ser julgado por suspeitas de corrupção, num julgamento que vai ressuscitar os acordos com a Venezuela, a antiga Portugal Telecom e a ascensão do Grupo Lena.
"São quase 10% do total das escolas e isso resultou da falta de planeamento", criticou o ministro da Educação, Fernando Alexandre.
Ex-autarca que é hoje secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, está no centro da polémica por alegado perdão a empresa que já devia 800 mil euros à autarquia.
As escolas fecham demasiado tempo no verão e prejudicam as crianças, sobretudo as mais pequenas e as mais pobres. Não queremos ter esta conversa porque temos dificuldade em calçar os sapatos (ou melhor: os chinelos) dos outros.
Miranda Sarmento diz que foram encontradas despesas que não têm cabimento orçamental e que rondarão mais de mil milhões de euros.
Na campanha para as legislativas quase todos os partidos prometem devolver o tempo de serviço aos professores, uma questão vista como central para os especialistas ouvidos pela SÁBADO. Já o regresso dos exames ou mudanças nos currículos são mais propostas ideológicas do que soluções científicas.
Há escolas que precisavam de reparações há anos a serem intervencionadas, professores sem sala para trabalhar, estranhos a circular no espaço escolar durante exames. A vinda dos peregrinos para as Jornadas Mundiais da Juventude está a mexer com a vida nas escolas e fazer alguns professores falarem em "falta de respeito".
Das 119 empresas públicas que investigámos, quase 50% têm administradores do PS. Bem-vindo ao grande jogo das nomeações, das gigantescas injeções de capital e das contas em falta há anos
Inês Ucha, ex-diretora municipal, nº 5 nas listas de Medina, ganhou avença na câmara de Inês de Medeiros (PS) por €3.198/brutos para assessoria ao PRR, assunto que também trata no escritório da Pinto Ribeiro Advogados. Filho de uma deputada do PS também está como assessor em Almada.
Um dos mais expeditos mecanismos de produção de oportunidades de corrupção é uma lei feita em nome da transparência na gestão dos dinheiros públicos: o Código dos Contratos Públicos.
Marcelo Rebelo de Sousa respondeu a Rui Moreira que apelou esta segunda-feira a a que o Chefe de Estado devolvesse o Orçamento do Estado à Assembleia da República.
"Estudo sobre o amianto nas escolas identifica há 13 escolas em Lisboa com coberturas em fibrocimento que tinham de ser retiradas, isto em 2019", indicou a vereadora das Obras Municipais. Estas intervenções foram incluídas no "mega" pacote de empreitadas, mas o processo ficou "quase dois anos estacionado no Tribunal de Contas".
A notícia foi recebida com agrado pela diretora da Escola de Música que, no entanto, lembrou já ter havido anúncios semelhantes desde que o processo começou, em 2015.
Projetos de resolução dos partidos ficaram parados com a pandemia. Discussão das condições nas escolas volta quinta-feira à tarde à Assembleia da República. "São as enteadas da Parque Escolar", diz o deputado do PSD Duarte Marques.
Prescrição e falta de provas foram os motivos para o arquivamento dos crimes de corrupção imputados ao antigo primeio-ministro, a Ricardo Salgado e a Armando Vara