
Nova maternidade do Santa Maria inaugurada hoje após requalificação e controvérsia
As obras geraram controvérsia, que levou à saída de vários especialistas devido a preocupações com as condições laborais e assistenciais.
As obras geraram controvérsia, que levou à saída de vários especialistas devido a preocupações com as condições laborais e assistenciais.
O ex-presidente brasileiro está estável nos cuidados intensivos mas ainda sem previsão de alta. Bolsonaro teve de ser operado ao intestino.
O escritor tem novo romance, conta que foi o "mais duro" de escrever, porque partilha a experiência hospitalar do filho. Mudou depois disso e quer tocar os leitores, garantindo que não sente a pressão dos best-sellers.
"O mais importante é abrir em segurança", sustenta a autarquia. Faltam licenciamentos e contratar médicos e enfermeiros - o próximo grande desafio.
Botox e preenchimento com ácido hialurónico são alguns dos procedimentos mais procurados nas HeyDoc, clínicas dentárias do Grupo Lusíadas Saúde. Em conversa, o médico Carlos Pinheiro salienta que é importante não seguir um modelo de tratamento estandardizado, porque “cada caso é um caso". É fundamental privilegiar "uma abordagem individual para cada paciente".
A greve abrange centros de saúde e hospitais (consultas externas, internamentos e serviços de imagiologia e de outros exames de diagnóstico ou de terapêutica).
Com esta abertura o Hospital Santa Maria volta a assegurar as cesarianas e induções de trabalho de parto que durante as obras da nova maternidade iniciadas há cerca de um ano tiveram de ser realizados em outras instituições do SNS da região de Lisboa.
Associação pelos direitos da mulher na gravidez denuncia mais stress em grávidas e pressão para antecipar partos. Em Lisboa, apenas uma maternidade esteve aberta no fim de semana.
Segundo dados da ULSS, no primeiro semestre de 2024 a Urgência Metropolitana no Hospital de Santa Maria atendeu mais de 600 episódios de urgência na área da Ginecologia e cerca de 200 grávidas até às 22 semanas de gestação.
Os enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde estão esta sexta-feira em greve para exigir a valorização da carreira e a melhoria das condições de trabalho.
"Os valores que está a propor são insultuosos. Os enfermeiros que deram resposta à covid-19 e vacinação estão a ser insultados", diz sindicalista.
Monarca britânico assistiu, juntamente com Camilla, à cerimónia tradicional do domingo de Páscoa na Capela de São Jorge, em Windsor, tendo-se sentado à parte dos restantes participantes para minimizar o risco de infeção.
Os enfermeiros vão estar em greve pela atualização da tabela salarial, remunerações justas, melhores condições de trabalho e dignificação da carreira, anunciou o SEP.
Os enfermeiros acusam o Governo de não responder aos "graves problemas que afetam os doentes" nem "aos apelos do Presidente da República para que o ministro da Saúde reunisse com os sindicatos do setor".
Protesto dos enfermeiros às horas extraordinárias vai sentir-se em Portugal Continental até 25 de novembro.
"Durante a noite a greve foi bastante expressiva no setor da saúde e na recolha do lixo. Às 22h de quinta já não houve recolha de lixo", disse o coordenador da Frente Comum.