
Foi um dos maiores sismos, mas causou tsunamis suaves. Porquê?
O sismo de magnitude de 8,8 provocou algumas ondas grandes, mas com impactos pouco significativos.
O sismo de magnitude de 8,8 provocou algumas ondas grandes, mas com impactos pouco significativos.
Rui Costa, criador e organizador da competição de surf de ondas tubulares, aponta à SÁBADO o que espera da 11ª edição do Capítulo Perfeito. Este ano haverá quatro mulheres em ação, reflexo da evolução do surf feminino, e um aumento significativo dos prémios monetários, que serão de 50 mil euros. E há ainda a vontade de apostar em destinos fora de Portugal.
Campeão nacional em todas as categorias de surf, aos 39 anos vai voltar à competição no Capítulo Perfeito – e sonha ganhar. Tem-se dedicado às ondas grandes, na Nazaré, mas também faz pesca e mergulho profissional. Foi pai há poucos meses e diz que o filho já tem uma prancha.
As noites de Verão são uma promessa de memória futura, de uma coisa etérea que nos vai cobrir num dia de chuva. Há tempo para tudo, porque se é imortal numa noite quente.
Gosta de ir ao estádio de Alvalade, de cachecol e T-shirt do Sporting. A protagonista de Cacau, na TVI, é viciada em chocolate, gosta de ouvir música “aos berros” enquanto arruma a casa, não passa sem reiki e já sabe em quem vai votar.
Teve um 2023 especial: foi campeã nacional e venceu o Mundial de juniores. Agora quer chegar aos Jogos Olímpicos e ao circuito mundial de surf. Kika fala ainda de dinheiro, dos perigos do mar e do futuro: quem sabe se não poderá ser inspetora da PJ.
Região é uma autêntica "meca" para quem procura os benefícios dos banhos termais, mas também o lazer balnear ou a adrenalina das atividades náuticas.
Campeão do mundo em 2015, o brasileiro é uma das figuras da prova que se realiza em Carcavelos. Falou da infância na favela, da carreira e da nova vida: planeia ser pai.
Tinha medo do mar, mas com 13 anos sagrou-se campeão europeu depois de pagar a inscrição para poder competir e foi o primeiro português a chegar ao circuito mundial de surf. Agora tem uma escola e um restaurante e dedica-se à família.
Com os Oceanos no horizonte
Alex Botelho quase morreu numa prova de ondas grandes da Nazaré. Entrou agora com uma ação judicial na Califórnia, onde acusa a WSL de ter mentido aos surfistas e descurado condições de segurança.
Foi campeão nacional de sub-20 e acredita que bateu o recorde de Garrett McNamara na Nazaré. Viveu com tribos na selva na Indonésia, faz caça submarina, nadou com tubarões e trata da segurança nas etapas portuguesas do Mundial de surf.
Quando não há ondas, desperta uma nova faceta da Nazaré: a da tradição, dos prazeres gastronómicos e das aventuras em alto-mar.
A HBO lança esta segunda, 19, A Grande Onda da Nazaré, a série documental de seis partes que conta como, em busca de uma onda de 30 metros, o surfista Garrett McNamara reinventou o surf mundial e uma vila portuguesa.
Ramon Laureano é responsável pela segurança dos surfistas que se arriscam nas vagas gigantes. O brasileiro acaba de ajudar o filho a bater um recorde mundial.
O público assiste às ondas gigantes na praia do Norte, junto ao Forte de S. Miguel.