
Museu do Neo-Realismo dedica exposição a percurso intelectual de Carlos Paredes
"Uma guitarra com gente dentro", assim se chama a mostra pensada para "dar uma nova imagem sobre Carlos Paredes, sobre algo que era mais desconhecido" no seu percurso.
"Uma guitarra com gente dentro", assim se chama a mostra pensada para "dar uma nova imagem sobre Carlos Paredes, sobre algo que era mais desconhecido" no seu percurso.
Pauline Delabroy-Allard escreveu "Tudo isto é Sarah" e foi a sensação do ano em Paris. Já é comparada a Annie Ernaux e Marguerite Duras. Porquê exatamente?
A empresária é viúva de um grande nome do software norte-americano. Tem duas filhas e criticou o manuscrito da autobiografia de Bill Gates.
Uma nova descoberta fez com que dois pacientes paraplégicos voltassem a caminhar curtas distâncias e a subir e descer escadas. Dispositivo é colocado numa área cujo papel na marcha era desconhecido.
Numa boa parte da imaginação coletiva dos europeus continua a residir uma Europa mítica que já não existe – uma Europa da liberdade, dos direitos humanos e da prosperidade. Muitos dos europeus que se agarram a essa imagem são incapazes de identificar as profundas transformações em curso.
Um dos maiores fenómenos da literatura norte-americana atual passou por Lisboa para apresentar o seu primeiro romance, 'O Contrário de Nada', agora traduzido para português.
Autor premiado, da poesia ao ensaio, passando por romance e teatro, foi conselheiro cultural em Paris, descobriu um soneto inédito de Luís de Camões e liderou, na capital francesa, o instituto que leva o nome do autor de "Os Lusíadas". Morreu no passado domingo, aos 74 anos.
Criada em Cervera, em Espanha, no séc. XIII, é a mais bem preservada e com detalhes ímpares. Escrita em hebraico, já esteve em exposição no Metropolitan Museum, em Nova Iorque.
Leia o quarto capítulo da nova obra do escritor e co-argumentista João Tordo, inédita e em exclusivo para a SÁBADO.
Um documento assinado pelo pai de da Vinci dá conta de uma escrava emancipada com o nome da suposta mãe do pintor. Carlo Vecce anunciou a sua descoberta ao mesmo tempo que lançou um romance sobre a vida desta mulher - "O Sorriso de Caterina".
Na Alemanha, durante a Idade Média, marido e mulher lutavam literalmente pelo divórcio. E só um deles sobrevivia ao combate.
Mesmo depois de exilado, D. Manuel II tinha 17 criados e uma casa com um campo de golfe e outro de ténis. O pai, D. Carlos, mandava servir almoços “ligeiros” de 10 pratos e a avó, D. Maria Pia, punha oito homens a carregar um piano a pé por 40 quilómetros.
Luís Gobern Lopes tinha a alcunha de “Anarquinho” e esteve em mais de cem assaltos e em ações de execução. No PRP e na origem e direção das FP 25 de Abril - “Há pessoas que estiveram metidos nas merdas até ao pescoço e agora dizem que são contra as mortes.”
Werner Reich dedicou a vida às causas sociais e ao diálogo e inspirou José Rodrigues dos Santos no livro "Mágico de Auschwitz".
Manuscrito original da obra seiscentista Clavis Prophetarum foi descoberto em Roma pela investigadora portuguesa Ana Travassos Valdez.
O livreiro-antiquário já passou a fasquia dos 100 leilões só de exemplares antigos. A paixão começou em Luanda, em meados de1975, quando estava na guerra. Hoje, tem 4.300 clientes.