
Unoaked: um tinto com ou sem madeira?
Como antídoto para os tintos massacrados pela madeira, os Unoaked são uma alternativa fresca sem perder complexidade, e com excelente valor por garrafa.
Como antídoto para os tintos massacrados pela madeira, os Unoaked são uma alternativa fresca sem perder complexidade, e com excelente valor por garrafa.
Nesta primavera, refresque-se com alguns dos mais exuberantes rosés e bolhas nacionais.
Com a sua gama Reserva, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo faz a sua leitura das várias facetas do Douro: a icónica, a conhecida e a transgressiva.
A colheita das uvas marca o início da criação do vinho, que se estende ao longo do mês de setembro. Juntámos seis quintas, onde pode participar nas vindimas e desfrutar dos sabores da região.
As novidades da Taboadella e da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo são autênticos tributos aos terroirs de onde vêm, num equilíbrio perfeito entre tradição e inovação, com o selo de qualidade da família Amorim.
O que está neste vinho são lágrimas de Tinta Roriz – e assim nasce o primeiro branco com uvas da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo.
Do Dão chega-nos a elegância, do Douro a exuberância e a robustez dos solos xistosos – seis grandes referências da Taboadella e da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo acabam de se apresentar no mercado.
Já sobram poucas uvas nos vinhedos, mas há movimento nas adegas e o tempo ainda convida a piscinas e refeições ao ar livre. É a altura ideal para conhecer um destes 12 hotéis vínicos.
Aviso: este roteiro enoturístico é uma espécie de terapia pós-confinamento que requer uma entrega de corpo e alma às raízes do Douro - haverá outra maneira de conhecer a região?
Quando surgiu ninguém o entendia. 10 anos volvidos, o Mirabilis já não provoca esgares desconfiados e vem confirmar que o Douro também é uma região de precisão.
Era um projeto há muito ansiado e foi apresentado ao mercado no final de junho. A Taboadella marca a entrada da família Amorim no Dão e o objetivo está bem definido: produzir grandes vinhos.
António, com 92 anos, vai às fábricas de cortiça todos os dias. Os irmãos José e Joaquim ainda gostam de negócios e estão ativos - como a cunhada Fernanda, viúva de Américo, importante a gerir a harmonia familiar entre as irmãs Paula, Marta e Luísa. E há uma nova geração da família mais rica do País quase pronta a entrar em cena.
Com o tempo a aquecer, o que apetece é comer saladas, peixe e marisco. Escolha bem a companhia desses pratos leves: frescura engarrafada, a mostrar os terroirs de todas as regiões do País.
No ano em que se comemoram 20 anos da família Amorim no negócio do vinho, Américo Amorim é homenageado com o lançamento do AETERNUS, um vinho proveniente das vinhas centenárias da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
A administradora Luísa Amorim estima que o projecto da Taboadella, uma quinta que acaba de comprar em Sátão, só vai começar a ser rentável dentro de uma década, quando vender 2,5 milhões de euros em vinho e enoturismo.
Empresário deixa três filhas e negócios em áreas que vão do imobiliário à banca e energia.