
Nobel da Química Martin Karplus morre aos 94 anos
Nascido em Viena em 15 de março de 1930, foi exilado nos Estados Unidos com a família após a anexação da Áustria pela Alemanha, em 1938.
Nascido em Viena em 15 de março de 1930, foi exilado nos Estados Unidos com a família após a anexação da Áustria pela Alemanha, em 1938.
Oceanos lunares, a forma como envelhecemos e como funcionam as proteínas foram algumas das descobertas atingidas ao longo deste ano.
Prémio Nobel da Economia para Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson.
Prémio vai para David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper “pelo 'design' computacional de proteínas” e “pela previsão da estrutura de proteínas”.
Devidamente repousado, exercitado e alimentado, o cérebro fica com mais condições para poder desempenhar as importantes funções de coordenador do corpo humano.
A distinção foi atribuída pela descoberta e síntese de "pontos quânticos".
Os galardões, que desde 1991 celebram feitos pouco ortodoxos da pesquisa científica, distinguiram este ano uma nova fornada de temas "que nos fazem rir, mas pensar".
Prémio foi atribuído pelo desenvolvimento da química de cliques e química bioorthogonal.
Uma nova técnica de laboratório desenvolvida pela laureada com o Nobel da Química em 2020, Jennifer Doudna, descobriu uma mutação na variante que lhe permite reproduzir 50 vezes mais material viral do que a variante original da pandemia, encontrada em Wuhan.
Estudo mostra que materiais recicláveis aumentam em 53% o ciclo de vida da pilhas e têm uma eficiência tão boa ou melhor que materiais novos. Descoberta das pilhas e baterias de lítio valeu o Nobel da Química de 2019 a três investigadores.
Os vencedores do Nobel da Medicina usaram a pimenta e o mentol para nos explicarem como o nosso corpo sente o calor e o frio. Os laureados com o Nobel da Física explicam-nos como o aumento do dióxido de carbono contribui para a subida da temperatura na Terra - e porque um dia de chuva não significa que o aquecimento global não seja real.
Os cientistas Benjamin List e David WC MacMillan receberam o NObel da Química de 2021 pelo desenvolvimento de uma ferramenta que permite criar novas moléculas.
Investigadores utilizaram a técnica CRISPR-Cas9 para impedir que os mosquitos transmissores de vírus como febre amarela, dengue e zika possam identificar os seus alvos através da visão.
Investigadores do Instituto Agronómico de Campinas, em São Paulo, esperam conseguir, no prazo de cinco anos, plantar café com índices muito baixos de cafeína, mas com o mesmo sabor.
Programa consegue antecipar as formas tridimensionais das proteínas, o que permitirá desenvolver medicamentos mais eficazes para combater doenças.
Molina foi laureado com o prémio Nobel da Química em 1995 pelas descobertas sobre os danos causados na camada de ozono da atmosfera.