E esta música que não me sai da cabeça
Ficar com a canção natalícia de Mariah Carey no ouvido, depois de ouvi-la vezes sem conta. É mania? Não. O fenómeno tem um nome - earworm- e é explicado pela Ciência.
Ficar com a canção natalícia de Mariah Carey no ouvido, depois de ouvi-la vezes sem conta. É mania? Não. O fenómeno tem um nome - earworm- e é explicado pela Ciência.
Um grupo de cientistas deu um enorme salto na pesquisa neurocientífica ao desenvolver um mapeamento cerebral detalhado de mamíferos.
A neurocientista dedica-se a estudar as alterações no cérebro causadas pelos extremismos políticos – iguais à esquerda e à direita. Diz que temos de lutar pela nossa liberdade e que devemos ser mais criativos.
E se mudar de carreira fosse o primeiro passo para encontrar propósito e felicidade? Em Portugal, há cada vez mais profissionais que escolhem reinventar-se e dar um novo rumo à sua vida. Foi o que aconteceu a Manuela, Fernando e Miguel, que encontraram na Zome um espaço para crescer, evoluir e, acima de tudo, serem felizes.
A fadiga não é um sintoma que possa ser desprezado, nem é para aguentar - tem de procurar a causa. É possível recuperar a energia sem grandes mudanças. Como? Desligar as notificações do telemóvel, evitar o açúcar (vai sentir-se ainda pior), arranjar um propósito de vida ou até andar descalço na natureza.
Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.
Na mesa-redonda "A Tecnologia que Nos Projeta" especialistas da Promptly, Fujifilm Portugal, Siemens Healthineers Portugal e da EY, analisaram o papel da Inteligência Artificial, a desburocratização dos processos clínicos e a humanização da relação médico-doente
A saúde em Portugal enfrenta mudanças sem precedentes. Como podemos garantir um sistema mais inovador, sustentável e centrado nas pessoas? No dia 11 de março, a Grande Conferência Portugal Health Summit 2025 reúne especialistas, líderes e profissionais de saúde no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa para um debate essencial sobre o futuro do setor.
A série distópica de ficção científica que conquistou o mundo inaugura hoje a sua segunda temporada. Haverá uma base factual na sua premissa?
A espiritualidade é tão antiga quanto a humanidade. Há quem defenda que o nosso cérebro foi programado para acreditar. Já outros procuram provas da sua existência no big bang. Antropólogos, teólogos, físicos e neurologistas apresentam novas pistas para a questão mais antiga do mundo: Deus existe?
Vários especialistas apresentam novas pistas para uma pergunta tão antiga quanto a humanidade: Deus existe? E ainda: entrevista ao antigo diretor-geral de Saúde e dois temas de Natal – o almoço dos jotas e as sugestões de Consoada dos chefs emergentes
É indesmentível que a maior parte das pessoas sente um enorme prazer ao ingerir alimentos doces, o que se deve à dopamina.
A plataforma de streaming que fundou - HUMAN – representa uma comunidade de agentes de mudança ativados por histórias reais.
Iniciativa é do Movimento Menos Ecrãs, Mais Vida e reuniu mais de quatro mil assinaturas.
Ministério da Educação decidiu levar a cabo um projeto de substituição de manuais em papel por livros digitais, que começou de forma gradual em 2020/2021.
Já com 150 episódios, o "[In]Pertinente" prova que é possível falar com rigor de temas complexos sem aborrecer o ouvinte - e lembra-nos que uma conversa leve não tem de ser ligeira.