Sábado – Pense por si

As origens de Deus na nossa mente, na ciência e na história

Vanda Marques
Vanda Marques 18 de dezembro de 2024 às 23:00

A espiritualidade é tão antiga quanto a humanidade. Há quem defenda que o nosso cérebro foi programado para acreditar. Já outros procuram provas da sua existência no big bang. Antropólogos, teólogos, físicos e neurologistas apresentam novas pistas para a questão mais antiga do mundo: Deus existe?

Um filho de Deus que desceu à Terra para mostrar que somos todos iguais. Doze deuses sentados no Olimpo a decidir a vida dos mortais ou a possibilidade de reencarnar em plantas e animais para nos libertamos do sofrimento. A diversidade das religiões humanas, seja o Cristianismo, a fé da Antiga Grécia ou o Hinduísmo, é tão vasta que hoje em dia se contam mais de quatro mil crenças diferentes. Se procurarmos respostas na História vamos perceber que as primeiras provas arqueológicas de que os humanos acreditavam num ser superior são do ano 35.000 a.C. Somos a única espécie capaz deste tipo de comportamento que replicamos há milénios. Mas porque continuamos a fazê-lo? Porque surgiram os deuses e qual é a origem de Deus?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.