
Ministra Saúde rejeita demissão
A ministra da Saúde assume a responsabilidade no caso da grávida que passou por vários hospitais e acabou por perder o bebé após o nascimento.
A ministra da Saúde assume a responsabilidade no caso da grávida que passou por vários hospitais e acabou por perder o bebé após o nascimento.
Quanto ao bebé que morrer os resultados da sua autópsia ainda não são definitivos. Médicos alertam que recém-nascido tinha outros problemas associados que poderão ter levado a um quadro de morte súbita.
A maior parte dos bebés são "grandes prematuros" e, independentemente de estarem colonizados com a bactéria, têm de permanecer no hospital, explicou o diretor do serviço de infecciologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.
Treze bebés estão infetados, mas "clinicamente estáveis". Grávidas estão a ser transferidas para outros hospitais.
IGAS quer apurar as circunstâncias em que ocorreu a morte da mulher transferida entre o Santa Maria e o São Francisco Xavier, em Lisboa, e se havia outras opções viáveis.
Médicos explicam as razões que levaram à transferência da mulher de 34 anos que acabou por morrer a caminho do Hospital São Francisco Xavier. "Por vezes há picos em que não temos vaga na Neonatologia. Todas as semanas temos de transferir doentes, é o trabalho em rede."
A orientação determina que a avaliação do risco para a mãe e o bebé "necessita de contemplar não só os critérios de ordem clínica maternos e fetais, como também os de ordem logística (recursos disponíveis) e a duração expectável do transporte".
"Às suas mães e suas famílias, expresso a minha mais profunda solidariedade", disse o líder senegalês, na rede social Twitter.
Em Cáceres, Espanha, um bebé foi contagiado pela mãe após o parto. Esteve internado com sintomas leves e já recebeu alta.
Recém-nascido nasceu esta sexta-feira na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, está "bem de saúde" e internado no serviço de Neonatologia do hospital.
Caso ocorreu na República Checa. Depois do parto, o sistema de suporte de vida da mãe foi desligado e a bebé está a ser amamentada pela tia, que também teve um bebé.
Salvador será ajudado a respirar com uma botija de oxigénio e alimentado com leite de fórmula. Recebeu alta do hospital esta semana.
Despacho do Governo permite substituição de funcionários dos hospitais mediante autorização das administrações regionais de saúde, dispensando o visto prévio das Finanças. Medida não abrange os médicos.
Artista foi mãe pela terceira vez no dia 13 de Dezembro. Bebé Guilherme precisou de "empurrãozinho" para nascer.
Artista foi mãe pela terceira vez, dia 13 de dezembro.
... e custa bem mais do que apanhar o vírus em criança. Acontece o mesmo com outras maleitas. A boa notícia? Cada vez existem menos