
O Papa Francisco e a ligação ao futebol
Do San Lorenzo a Portugal, tudo sobre a paixão de Jorge Mario Bergoglio pelo desporto-rei.
Do San Lorenzo a Portugal, tudo sobre a paixão de Jorge Mario Bergoglio pelo desporto-rei.
Em 60 anos, os dinamarqueses só causaram dois meios dissabores – as derrotas de 2008 e de 2011 obrigaram à disputa de play-offs, mas Portugal apurou-se. E como será agora, na Liga das Nações, com o primeiro jogo já esta quinta-feira, dia 20?
Já começaram as críticas ao Mundial na Arábia Saudita, em especial relacionadas com as violações dos direitos humanos e com as más condições que muitos trabalhadores migrantes vão enfrentar. Para lá disso, também vai reinar a hipocrisia e a indiferença: os adeptos não vão deixar de ir aos estádios, tal como aconteceu no Qatar; e os vencedores de 2034 vão festejar na rua com o povo, tal como os milhões de argentinos que receberam a seleção em Buenos Aires, em 2022.
Têm carreiras de sucesso nos grandes clubes, do Bayern Munique ao Barcelona, mas pelo seu país nunca ganharam nada – muitos nem foram a Europeus ou Mundiais. Veja aqui as histórias de sete super-estrelas, de Lewandowski a Haaland, George Best e Ryan Giggs.
Primeiro é preciso ganhar à Eslovénia (que até bateu a seleção num amigável em março), mas, depois, no caminho de Portugal deverão estar as seleções contra as quais temos mais taxa de insucesso: França, Espanha e... a pior de todas, a Alemanha.
Não vale a pena condenar já os ingleses ao fracasso, o futebol também é isto: uma boa dose de sorte e vencer sem convencer, de empate em empate até à vitória final. Não vimos já esta história?
Um é a formiga invisível que põe a equipa a jogar. O outro é o detonador que dá explosão ao ataque. Em miúdo, Vitinha era doido por Cerelac; e Bruno tinha a alcunha de El Niño.
Encontro está marcado para terça-feira, pelas 20 horas, em Leipzig.
Jordan Henderson não se importou de perder 8 milhões de euros para ir embora, Benzema e Firmino também querem sair. O novo Eldorado do futebol já não agrada aos jogadores, que se queixam do calor e da humidade, da "pouca seriedade" dos dirigentes e até dos estádios sem público.
Nadal vai voltar a jogar após um ano de paragem. Aos 37 anos, como será o final de carreira do tenista? Irá ainda ganhar mais algum Grand Slam ou já não vai somar mais títulos importantes, como aconteceu com Serena Williams, que entre os 36 e os 40 anos tentou igualar o recorde de Margaret Court, mas sem sucesso? Veja o fim de carreira de alguns dos melhores desportistas.
Ainda andam na escola, têm de ir de boleia para os treinos e nem se podem equipar no mesmo balneário dos adultos. São vários os adolescentes de 15 ou 16 anos a estrear-se nas grandes equipas europeias, que sofrem com a sobrecarga de jogos e as lesões. Conheça aqui os cinco mais jovens de sempre em cinco campeonatos, de Portugal a Itália.
Internacional inglês de 20 anos foi esta sexta-feira eleito 'Golden Boy' de 2023. Contamos-lhe algumas das curiosidades da sua vida e carreira.
Tem aulas de português duas horas por dia e vive sozinho na Cidade do Futebol – a mulher está na Bélgica com as duas filhas, mas vão mudar-se para cá nas próximas semanas. O novo selecionador de Portugal é um homem de família e garante que nunca aceitaria ir para um local sem os seus mais próximos. Esta quinta-feira, estreia-se à frente da equipa das Quinas, contra o Liechtenstein, no estádio de Alvalade.
Esteve para ser taxista, chegou a Portugal só com 5 euros e um pé partido e transformou-se num “monstro” competitivo que acumula troféus – como o Euro 2016 por Portugal ou as três Ligas dos Campeões no Real Madrid. Uma viagem pela sua longa carreira.
Conferência de imprensa marcada para terça-feira às 13 horas locais.
O anúncio foi feito pela Federação Portuguesa de Futebol.