
Hitler tomava 82 drogas
O seu médico particular, Theodor Morell, administrava-lhe narcóticos pesados e chegou a dar-lhe 800 injeções. O Führer sofreu de Parkinson nos últimos tempos de vida.
O seu médico particular, Theodor Morell, administrava-lhe narcóticos pesados e chegou a dar-lhe 800 injeções. O Führer sofreu de Parkinson nos últimos tempos de vida.
O número total de serviços ou equipas especializadas no País é de 150, mas a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos refere, que "continua a ser um problema premente a exiguidade das equipas que continuam com recursos abaixo dos mínimos para assegurarem cuidados de qualidade e atempados".
A escrita Stephanie Daudet pegou na obra de Arthur Conan Doyle e tornou-a apelativa a jovens leitores. Às livrarias portuguesas, chegou já "Um estudo em escarlate": uma adaptação elementar.
Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.
Equipa de investigadores descobriu que um dos componentes do veneno do cone geográfico é semelhante à hormona humana somatostatina, que regula os níveis de açúcar no sangue.
Sonhava ser a mulher de Marlon Brando (jura que só não aconteceu devido a Salazar), acabou por se casar com o “Mastroianni” e separou-se porque a asfixiava. Garante que ainda não sente os 80 anos e a prova disso é conseguir andar com saltos altíssimos.
Já há em Portugal casos de dependência de fentanil, que é usado para tratar dor crónica não oncológica.
Leia o segundo capítulo da nova obra do escritor e co-argumentista João Tordo, inédita e em exclusivo para a SÁBADO.
Um dos documentos centrais da Geração Beat, o primeiro romance de William S. Burroughs, é um relato autobiográfico ímpio do submundo da droga e da psique de um toxicodependente.
Cerca de 80% das pessoas vão ter dores de costas ao longo da vida. A ciência está a evoluir no sentido de fazer mais com menos estrago: há inúmeros procedimentos feitos só com agulhas e o paciente acordado, e cirurgias com sistema GPS ou óculos de realidade aumentada.
Rapper foi bloqueado no twitter após ter publicado mensagens antissemitas e vai comprar rede social de extrema-direita. Donald Trump acredita que o antigo amigo precisa de ajuda profissional.
Tomar os dois medicamentos em conjunto pode ser letal. Especialista relata à SÁBADO como funcionam as substâncias. Em Portugal, medicamentos combinados não são autorizados.
Estreou há um ano em Lisboa e chega agora ao festival DDD – Dias Da Dança, apresentando-se em Matosinhos e Leiria. Em “Anda, Diana”, a bailarina e coreógrafa parte da sua tetraplegia para repensar o lugar do corpo e o seu papel de resistência.
A Fundação Juegaterapia, em conjunto com uma equipa médica do Hospital La Paz de Madrid, concluiu que é possível diminuir a dor, nas crianças que realizam tratamentos de quimioterapia. Tudo se deve às consolas de videojogos, instaladas nas salas de oncologia pediátrica em vários países, incluindo Portugal.
O deputado da maioria absoluta, uma forma de reduzir a dor a crianças que fazem fisioterapia (e que ao mesmo tempo as entretém), uma peça de Molière e o regresso de Marcelo à vida política ativa.
A doença não tem cura e afeta um em cada três portugueses – mas tem vários tratamentos. Os especialistas aconselham a fazer mais do que uma terapêutica e a não desistir perante o que parece ser impossível de derrotar.