Sábado – Pense por si

Pelo terceiro ano seguido, os bancos centrais compraram mais de mil toneladas de ouro
Ana Taborda

Os novos recordes do ouro

Rússia e China substituíram a Europa na corrida ao metal dourado. Em Londres, há filas de semanas para o retirar de cofres subterrâneos - à boleia da incerteza dos mercados.

Lucília Galha

Hitler tomava 82 drogas

O seu médico particular, Theodor Morell, administrava-lhe narcóticos pesados e chegou a dar-lhe 800 injeções. O Führer sofreu de Parkinson nos últimos tempos de vida.

9
Lucília Galha

Dor crónica: medicamento revolucionário a caminho

Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.

2
Pedro Henrique Miranda

Junky, ou as confissões literárias de um viciado

Um dos documentos centrais da Geração Beat, o primeiro romance de William S. Burroughs, é um relato autobiográfico ímpio do submundo da droga e da psique de um toxicodependente.

Lucília Galha

Dores nas costas: Como combater a dor mais incapacitante do mundo

Cerca de 80% das pessoas vão ter dores de costas ao longo da vida. A ciência está a evoluir no sentido de fazer mais com menos estrago: há inúmeros procedimentos feitos só com agulhas e o paciente acordado, e cirurgias com sistema GPS ou óculos de realidade aumentada.

Leonor Riso

O que se passa com Kanye West?

Rapper foi bloqueado no twitter após ter publicado mensagens antissemitas e vai comprar rede social de extrema-direita. Donald Trump acredita que o antigo amigo precisa de ajuda profissional.

Filipa Vaz Teixeira

Diana Niepce conta como "renasceu" após ficar tetraplégica

Estreou há um ano em Lisboa e chega agora ao festival DDD – Dias Da Dança, apresentando-se em Matosinhos e Leiria. Em “Anda, Diana”, a bailarina e coreógrafa parte da sua tetraplegia para repensar o lugar do corpo e o seu papel de resistência.

Sofia Oliveira com Leonor Riso

Jogar videojogos reduz dor das crianças com cancro

A Fundação Juegaterapia, em conjunto com uma equipa médica do Hospital La Paz de Madrid, concluiu que é possível diminuir a dor, nas crianças que realizam tratamentos de quimioterapia. Tudo se deve às consolas de videojogos, instaladas nas salas de oncologia pediátrica em vários países, incluindo Portugal.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)