Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Retornados. Histórias dos que fugiram das antigas colónias

Houve casamentos com anéis emprestados e rolos de fotografia fora de prazo; bebés que nasceram ao som de tiros e miúdos de 12 anos a conduzir automóveis rumo à fronteira com à África do Sul. No horizonte, a metrópole distante e muitas vezes desconhecida, para onde ninguém queria vir. E de onde alguns voltariam a sair.

Ana Taborda

As grandes fortunas das antigas colónias

Tiveram os maiores barcos de Angola, fizeram corridas de carros em Jaguares, mandaram erguer igrejas com santos e bispos vindos da metrópole, a mesma metrópole de onde chegaram a enviar governantas para casas com ares condicionados instalados por portugueses. Na África de todas as oportunidades, alguns montaram negócios nunca vistos – como os pioneiros da cerveja e do whisky local –, outros enriqueceram com algodão, fazendas de gado e abacaxi ou conservas de atum.

Tintim em Portugal

Em África, quando ouvíamos falar da metrópole, as crianças imaginavam uma terra moderníssima, com discos voadores e prédios onde era tudo automático. Essa foi a primeira desilusão. A segunda foi ver brancos a pedir esmola na rua, coisa inimaginável nas colónias.

Susana Lúcio

À espera de beijos das madrinhas de guerra

Milhões de aerogramas foram trocados durante a guerra no Ultramar. Elas enviavam novidades da metrópole, eles procuravam consolo e namoradas. Um novo livro conta estas histórias.

Maria Espírito Santo

Estas famílias trocaram a cidade pelo campo

Fartaram-se dos trabalhos, do ritmo acelerado ou do trânsito. Quiseram aproximar-se da natureza ou seguir um sonho antigo. Histórias de quem abandonou a metrópole e se recusa a regressar à confusão.

10

Era capaz de viver nestes micro apartamentos?

O fotografo Benny Lam captou as desumanas condições em que vivem milhares de pessoas em Hong Kong. Em 2016 e pelo sétimo ano consecutivo, Hong Kong foi a metrópole com a habitação menos acessível do mundo, de acordo com o mais recente estudo da consultora Demographia. Percorra a galeria que transmite o sufoco que deve ser viver nestas condições.

Nova noite de confrontos e prisões em São Paulo

A cidade brasileira de São Paulo viveu nesta terça-feira mais uma noite de violentos confrontos entre estudantes que protestam contra o aumento das passagens dos transportes coletivos e a polícia, que deixaram um rasto de destruição em várias ruas do centro da maior metrópole do país e pelo menos 20 jovens foram detidos.

Apreendidos 500 kg de carne de cavalo para 'cachorro quente'

A polícia de Recife, metrópole brasileira muito visitada por portugueses, apreendeu 500 quilos de carne de cavalo que iam ser usados no fabrico de cachorros quentes e os não menos procurados 'espetinhos' que se vendem por toda aquela cidade, capital do estado de Pernambuco, e que são tão apreciados tanto pelos habitantes locais quanto por turistas.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana