
Preço do gás natural sobe entre 21 e 36 cêntimos a partir de outubro
No mercado regulado, os preços de venda de gás apresentam um aumento de 1,5% face aos valores atuais.
No mercado regulado, os preços de venda de gás apresentam um aumento de 1,5% face aos valores atuais.
Em 2025 haverá alívios no preço do dinheiro (os juros), de alguns alimentos (o azeite à cabeça) e da eletricidade. A maioria das variações serão, contudo, aumentos: no preços de outros alimentos (pão, leite, carne), das casas (compra e rendas), dos carros a combustão e das portagens, dos seguros. A inflação esperada de 2,1% traduz uma desaceleração do agravamento do custo de vida, que continuará alto.
Trocam o lucro por ajuda aos vizinhos: há dez cooperativas elétricas no País, quase centenárias, que resistiram ao tempo e aos grandes do setor.
A partir de junho, a fatura média mensal para um casal sem filhos, com uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo de 1.900 kWh por ano será de 37,49 euros.
Apesar de continuar a ser um mundo que assusta investidores, a confiança neste universo tem vindo a aumentar nos últimos meses. E há quem aposte num futuro ainda mais sorridente.
O preço da eletricidade vai aumentar 3,7% para as famílias que continuam no mercado regulado, segundo já anunciou a ERSE.
Este aumento implica uma subida média mensal entre dez e 15 cêntimos para as duas categorias mais representativas de clientes, um casal com dois filhos e um casal sem filhos.
Arrendar um quarto no Porto custa, em média, 425 euros por mês e em Lisboa 450 euros.
"O Governo optou pela responsabilidade face ao alarmismo, pela ação contra o fatalismo", argumentou o primeiro-ministro, no seu discurso do Estado da Nação.
Os preços da tarifa de energia no mercado regulado de eletricidade vão baixar a partir de 1 de abril. A ERSE estima uma redução média de 3% na fatura mensal para os clientes domésticos.
O Doutor Finanças deixa algumas dicas para combater o sucessivo aumento dos preços. Saiba como fazer um orçamento detalhado, ponderar a consolidação de créditos ou investir para poupar mais à frente.
Pão, eletricidade, portagens ou telecomunicações entre as despesas que vão ficar mais caras. Inflação em novembro atingiu os 9,9%
Já "as faturas do gás natural permanecerão inalteradas nos primeiros três meses de 2022".
Entidade reguladora justifica aumento dizendo que os mercados de energia estão "particularmente afetados pelo conflito que decorre entre a Ucrânia e a Rússia"
Já a nível da variação média anual das tarifas transitórias de venda a clientes finais em baixa tensão nornal (BTN) será de 2,8%, revela a proposta tarifária da ERSE para 2023.
O novo tarifário será aplicado até ao final do ano, sendo revisto face às alterações do mercado.