Os principais desenvolvimentos no sexto dia de guerra no Médio Oriente
Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para o repatriamento de cidadãos no Médio Oriente.
Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para o repatriamento de cidadãos no Médio Oriente.
Portugal ativou esta quinta-feira o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para organizar o repatriamento de cidadãos portugueses no Médio Oriente.
15 Estados-membros já ativaram, até ao momento, o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para repatriar cidadãos nacionais.
Luís Montenegro referiu que o mecanismo não podia ajudar a resolver o problema das operadoras de telecomunicações e da reconstituição da rede elétrica, que afetam a região Centro.
O presidente da Proteção Civil disse hoje que "não se justifica" pedir ajuda ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil para responder às consequências da tempestade Kristin, sustentando que tem regras e não serve "para pedir telhas nem lonas".
O Super Puma, que estará na base aérea de Monte Real, reforça o dispositivo de combate a incêndios florestais, que já integra, também no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil da União Europeia, dois aviões Fire Boss suecos, a operar em Portugal desde terça-feira.
Partido quer perceber qual a razão do atraso na ativação do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Mecanismo permanece até dia 18, segunda-feira.
Espanha enviou ainda dois aviões Canadair para combater os fogos, ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Esta manhã, foi anunciado que os dois aviões Canadair de combate a incêndios pedidos pelo Governo português à UE, no âmbito da ativação do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, chegam hoje à Madeira.
"Neste momento há já 11 países que mobilizaram meios para apoiar a Turquia, no quadro do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Nós também já transmitimos a nossa disponibilidade à União Europeia, para integrarmos essa equipa de apoio, nomeadamente ao resgate e no quadro de emergência médica", afirmou José Luís Carneiro.
Mecanismo europeu de proteção civil deverá informar Portugal "quem e quantos serão os operacionais da saúde e das outras áreas de intervenção que irão para o Líbano".
Em vários casos, o repatriamento está a fazer-se no âmbito de esquemas de colaboração entre países europeus, ou mesmo com o recurso ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil da União Europeia, que permite conjugação de esforços entre diversos estados.
Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Executivo aguarda por uma resposta aos pedidos.
Ministra da Administração Interna espera apoios de outros países já a partir de domingo