Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

Os objetos que retratam a ditadura

Duas gerações de portugueses viveram sob um regime ditatorial, criado por Salazar, que marcou todos os aspetos da vida no País. A jornalista Fernanda Cachão leva-nos numa viagem ao tempo em que vivíamos com senhas de racionamento, Hitler era um amigo, a PIDE perseguia e os informadores denunciavam tudo.

João Carlos Barradas

Venâncio Mondlane: o pastor que tem fé na política

Para esta quinta-feira está previsto o anúncio dos resultados eleitorais das presidenciais moçambicanas. O candidato apoiado pelo PODEMOS reclama vitória e denuncia fraude eleitoral. Quem é Venâncio Mondlane que se meteu entre os dois principais partidos: Frelimo e Renamo?

Relatório Minoritário

Frágil

Entramos, pelos portões infernais, naquela garganta em que se misturam e confundem todas as crises, todas as fraquezas, todos os boatos, todas as bravatas, todas as chantagens, todos os eternos partidos, todos os barões inteiros, e todas as verdades escondidas. Estamos num reino frágil.

Rita Rato Nunes

Debate. O eurocinismo, os bons e maus imigrantes e o prémio verde vai para…

Se se esperava que o debate entre o BE, o Livre, o PAN e o Chega colocasse três contra um... a realidade revelou-se mais soft. Tânger Correia fez-se de morto para não sofrer mais do que os golpes necessários. Só Catarina Martins investiu contra o Chega, mas sem convicção maior. PAN e Livre não conseguiram destacar-se, nem a falar sobre ambiente...

No país emerso

Dia do Colaborador

Os colaboradores são os (verdadeiros) prestadores de serviços e os voluntários. Os trabalhadores não colaboram, vendem a sua força de trabalho. O seu vínculo jurídico é regido principalmente pelo Código de Trabalho, não pelo “Código do Colaborador”.

A mitologia dos cravos

O 25 de Abril foi uma revolução generosa, aquela que permitiu ao mesmo tempo a libertação de vários povos, não só do povo português mas também, e sobretudo, dos outros, aqueles que passaram a ser autónomos e a fazerem-se reconhecer como donos dos seus próprios países.

Lusa

25 Abril: Nelinha, a arquiteta que foi tecedeira na luta contra o fascismo

Manuela pôs em prática a implantação defendida pela OCMLP e que consistia na "deslocação de estudantes, filhos da burguesia, para os meios operários, para viver como os operários": "A burguesia tem de conhecer os operários se quiser fazer parte da classe que, inevitavelmente, ia tomar o poder, de acordo com as ideias marxistas leninistas."

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)