Os despojos de Abril - I have a dream!
Embora seja agora perfeitamente evidente que não há conquistas civilizacionais (sociais e políticas) irreversíveis, há que não entrar em desesperos e desânimos.
Embora seja agora perfeitamente evidente que não há conquistas civilizacionais (sociais e políticas) irreversíveis, há que não entrar em desesperos e desânimos.
Duas gerações de portugueses viveram sob um regime ditatorial, criado por Salazar, que marcou todos os aspetos da vida no País. A jornalista Fernanda Cachão leva-nos numa viagem ao tempo em que vivíamos com senhas de racionamento, Hitler era um amigo, a PIDE perseguia e os informadores denunciavam tudo.
O legado do Papa Francisco vai perdurar para lá da sua sucessão. Ele põe o ser humano acima de qualquer outro interesse ou objetivo.
Desde que tomou posse que Trump e Elon Musk têm vindo a desmantelar este departamento. Quais as consequências associadas à erradicação do Departamento de Educação dos EUA?
Com tudo o que está a acontecer, quem está a ficar sem salvação são os defensores dos direitos humanos, da Democracia e do Estado de Direito.
Miguel Arruda diz que Mário Machado vai ser “preso político”, interage a toda a hora com o ex-condenado e dá “vivas” a Salazar.
Para esta quinta-feira está previsto o anúncio dos resultados eleitorais das presidenciais moçambicanas. O candidato apoiado pelo PODEMOS reclama vitória e denuncia fraude eleitoral. Quem é Venâncio Mondlane que se meteu entre os dois principais partidos: Frelimo e Renamo?
Entramos, pelos portões infernais, naquela garganta em que se misturam e confundem todas as crises, todas as fraquezas, todos os boatos, todas as bravatas, todas as chantagens, todos os eternos partidos, todos os barões inteiros, e todas as verdades escondidas. Estamos num reino frágil.
Todavia, a verdade é que estou convencido - quem me dera estar errado - que todo este "sobressalto", tal como aconteceu com outros antes dele, ir-se-á desvanecer muito rapidamente em consequência de um novo escândalo que irá surgir num prazo curto.
Toda a violência exercida pelos sociologicamente poderosos contra aqueles e aquelas que não dispõem das mesmas armas que os agressores constitui uma repulsiva e repugnante cobardia imoral e um acto eticamente indefensável e injustificado.
Saneamentos e prisões políticas; as chaves da faculdade na posse dos estudantes, alguns a viver lá dentro; tareia com correntes e bastões de ferro: os dias revolucionários e perigosos da “zona libertada” de uma escola de... Direito.
Se se esperava que o debate entre o BE, o Livre, o PAN e o Chega colocasse três contra um... a realidade revelou-se mais soft. Tânger Correia fez-se de morto para não sofrer mais do que os golpes necessários. Só Catarina Martins investiu contra o Chega, mas sem convicção maior. PAN e Livre não conseguiram destacar-se, nem a falar sobre ambiente...
Como a História nos ensina, a "luta" sempre existiu, a natureza social dos "lutadores" é que foi mudando ao longo dos tempos.
Os colaboradores são os (verdadeiros) prestadores de serviços e os voluntários. Os trabalhadores não colaboram, vendem a sua força de trabalho. O seu vínculo jurídico é regido principalmente pelo Código de Trabalho, não pelo “Código do Colaborador”.
O 25 de Abril foi uma revolução generosa, aquela que permitiu ao mesmo tempo a libertação de vários povos, não só do povo português mas também, e sobretudo, dos outros, aqueles que passaram a ser autónomos e a fazerem-se reconhecer como donos dos seus próprios países.
Manuela pôs em prática a implantação defendida pela OCMLP e que consistia na "deslocação de estudantes, filhos da burguesia, para os meios operários, para viver como os operários": "A burguesia tem de conhecer os operários se quiser fazer parte da classe que, inevitavelmente, ia tomar o poder, de acordo com as ideias marxistas leninistas."